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A importância de criar um ICP para empresas

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Se sua empresa está tendo dificuldades de conectar com um público ideal, provavelmente isso se deve a falta de um ICP definido.

ICP significa Ideal Customer Profile, ou em bom português, Perfil Ideal do Consumidor.

Ter um perfil ideal do seu consumidor é de extrema importância para garantir o sucesso do seu negócio.

4 benefícios de um ICP bem definido

Quando temos uma empresa, de qualquer tamanho e nicho é importante dentro das estratégias digitais saber como chegar até um consumidor ideal.

O ICP não é apenas uma ferramenta valiosa para o time de vendas, é uma ferramenta que traz insights necessários para o time de produto, analistas de redes sociais e times comerciais. Ou seja, a empresa precisa estar alinhada em saber como é o perfil desse consumidor ideal para montar as melhores estratégias de prospecção.

1. Mais rapidez no ciclo de vendas

Um ICP bem definido reflete diretamente no ciclo de vendas de uma empresa. Isso porque fica mais fácil de criar estratégias de vendas quando se foca em apenas um determinado perfil de cliente.

E focar em um perfil de cliente é saber detalhes sobre ele, principalmente suas dores como cliente, e como sua empresa pretende agir para resolver essas dores.

Com isso, o time de vendas ganha tempo na prospecção e o foco passa a ser nos consumidores que apresentam mais fit com o seu negócio. Por ser um processo mais objetivo, consequentemente o tempo de negociação diminuirá, uma grande vantagem principalmente para empresas B2B.

2. Maior taxa de conversão

Um ICP bem definido impacta leads mais qualificados, o que facilita as taxas de conversão.

Quando sua empresa constrói um funil de vendas para chegar até um cliente ideal sem antes ter o ICP definido, as chances de surgir leads não qualificados aumentam.

Sendo assim, para que o funil de sua empresa seja mais eficaz, não deixe de definir o ICP antes.

3. Personalização no marketing

Quando criamos campanhas de marketing, um dos pontos principais é a personalização. Essa personalização só é possível quando se tem o ICP é bem definido.

A personalização é sobre falar com seu consumidor ideal, já sabendo de suas principais questões, e acompanhá-lo através de uma jornada até fechar um negócio.

Se sua empresa não sabe com quem fala, fica impossível a personalização.

Nessa hora é preciso, através de dados, levantar todas as informações necessárias sobre esse consumidor, como uma espécie de ‘ficha digital’, nome, idade, profissão, assuntos de interesse.

Além do mais, a personalização desperta um sentimento de exclusividade, o que faz seu consumidor ideal olhar com bons olhos para sua empresa.

ICP ideal customer profile

4. Redução de custos e aumento de LTV

Quando a empresa fecha um negócio com um ICP, a taxa de fidelização fica mais alta, e a métrica LTV (Life Time Value) aumenta.

Sua empresa ao invés de gastar verba procurando clientes novos, passa a fidelizar sua base de clientes conquistados, consequentemente, reduz os custos de aquisição de um cliente (CAC).

Ou seja, ter um perfil de consumidor bem definido evita gastos com campanhas que não trarão resultados. E com estratégias focadas no ICP, aumentam as chances de se chegar ao objetivo de vendas que sua empresa determinou.

A outra vantagem é que o risco de churn (taxa de rotatividade de clientes) diminui, pois quando se tem o perfil desse consumidor bem definido, a satisfação do seu cliente com seu negócio cresce e ele se torna um cliente fidelizado.

 

Nesse artigo você pode entender 4 vantagens que um ICP bem definido traz a sua empresa.

Se sua empresa precisa construir um ICP, nós da ZMaximus podemos ajudar.