||

Como as redes sociais ajudam empresas na construção de valor de mercado

Índice

Compartilhe esse conteúdo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

É difícil imaginar a vida sem as redes sociais. Durante a pandemia houve um crescimento de novos usuários no mundo todo. E com esse crescimento recente, muito conteúdo foi produzido e muitas estratégias usando mídias sociais foram usadas.

Desde os tempos pré-históricos, humanos construíam formas de interagir com outras tribos, um exemplo são as pinturas rupestres que deixava uma espécie de mensagem. A comunicação era uma questão de sobrevivência, organização e de estrutura de uma sociedade.

Com os tempos atuais surge a necessidade de aplicar a comunicação dentro do mundo digital. E as redes sociais mudaram o mundo e deram um novo contorno nessa forma de comunicação.

Basicamente, redes sociais andam junto com estratégias de marketing de conteúdo.

O marketing de conteúdo é uma estratégia do marketing digital que se baseia na criação de conteúdo relevante e atrativo para o seu nicho de mercado.

Esse conteúdo é utilizado por marcas para atrair e chamar a atenção de seu público-alvo com a intenção de incentivá-los a se tornarem futuros clientes.

Sendo assim, a missão de uma empresa dentro das redes sociais é criar uma percepção de valor com o marketing de conteúdo, sendo que deste modo, pessoas passam a confiar mais em sua marca.

De forma resumida, pode-se dizer que, redes sociais são ferramentas de interação e geração de valor.

Quando pessoas confiam em sua marca, elas estão à um passo de se tornarem compradoras de seus produtos ou serviço.

Pontos fortes que as redes sociais trazem:

  • Percepção de valor
  • Alcance de marca
  • Construção de autoridade dentro de um nicho
  • Relacionamento com potenciais cliente
  • Fechar negócios

Redes sociais que empresas mais usam:

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • YouTube
  • TikTok
  • Twitter
  • Pinterest
  • Whatsapp Business

A SemRush trouxe dados interessantes sobre as 25 redes sociais mais populares no mundo.

Usar as redes sociais não é sobre ‘postar e sair correndo’. São necessárias estratégias sólidas para conquistar essa confiança de um público-alvo.

Quando sua empresa publica conteúdo atraente regularmente, sua comunidade percebe seu valor, e passam a compartilhar com outras pessoas, ou seja, tornam-se naturalmente ‘promotoras’ da sua marca.

Minha empresa deve investir no Tik Tok?

Um passo importante para obter bons resultados utilizando as redes sociais é observar com bastante atenção quem representa o seu público-alvo e quem são seus concorrentes.

Quando sua empresa tem bem definido o ICP (Ideal Customer Profile) fica mais fácil ter a percepção do comportamento desse consumidor.

Assim, é possível desenvolver também uma melhor percepção sobre o comportamento do usuário-consumidor para planejar estratégias de vendas usando as redes sociais.

Algumas práticas importantes para crescer nas redes sociais

  • Tenha um conteúdo bem definido e que ajude a resolver a dor de seu cliente.
  • Tenha um público-alvo bem definido. Saiba mais sobre persona.
  • Estude como a concorrência usa as redes sociais.
  • Tenha uma regularidade de postagens.
  • Tenha um feed organizado (no caso do Instagram) com imagens de qualidade.
  • Crie um tom de voz para sua empresa.
  • Aplique as técnicas de copywriting para escrever legendas que vendem.
  • Busque interagir com sua audiência, responder as caixas de entrada, comentários.
  • Crie anúncios pagos para ajudar na estratégia de vendas ou alcance de marca.
  • Analise as métricas com regularidade
  • Tenha um objetivo de vendas para redes sociais.

As redes sociais precisam de estratégias sólidas, não é de forma desorganizada que você fará sua rede crescer. Existem profissionais que podem ajudar sua empresa na gestão estratégica para rede sociais. Se sua empresa precisa crescer rápido e de forma eficiente contrate um desses profissionais.

Entre em contato com a ZMaximus para saber mais como gerenciar sua rede social dentro da estratégia e valores do seu negócio.