É difícil imaginar a vida sem as redes sociais. Durante a pandemia houve um crescimento de novos usuários no mundo todo. E com esse crescimento recente, muito conteúdo foi produzido e muitas estratégias usando mídias sociais foram usadas.
Desde os tempos pré-históricos, humanos construíam formas de interagir com outras tribos, um exemplo são as pinturas rupestres que deixava uma espécie de mensagem. A comunicação era uma questão de sobrevivência, organização e de estrutura de uma sociedade.
Com os tempos atuais surge a necessidade de aplicar a comunicação dentro do mundo digital. E as redes sociais mudaram o mundo e deram um novo contorno nessa forma de comunicação.
Basicamente, redes sociais andam junto com estratégias de marketing de conteúdo.
O marketing de conteúdo é uma estratégia do marketing digital que se baseia na criação de conteúdo relevante e atrativo para o seu nicho de mercado.
Esse conteúdo é utilizado por marcas para atrair e chamar a atenção de seu público-alvo com a intenção de incentivá-los a se tornarem futuros clientes.
Sendo assim, a missão de uma empresa dentro das redes sociais é criar uma percepção de valor com o marketing de conteúdo, sendo que deste modo, pessoas passam a confiar mais em sua marca.
De forma resumida, pode-se dizer que, redes sociais são ferramentas de interação e geração de valor.
Quando pessoas confiam em sua marca, elas estão à um passo de se tornarem compradoras de seus produtos ou serviço.
Pontos fortes que as redes sociais trazem:
- Percepção de valor
- Alcance de marca
- Construção de autoridade dentro de um nicho
- Relacionamento com potenciais cliente
- Fechar negócios
Redes sociais que empresas mais usam:
- YouTube
- TikTok
- Whatsapp Business
A SemRush trouxe dados interessantes sobre as 25 redes sociais mais populares no mundo.
Usar as redes sociais não é sobre ‘postar e sair correndo’. São necessárias estratégias sólidas para conquistar essa confiança de um público-alvo.
Quando sua empresa publica conteúdo atraente regularmente, sua comunidade percebe seu valor, e passam a compartilhar com outras pessoas, ou seja, tornam-se naturalmente ‘promotoras’ da sua marca.
Um passo importante para obter bons resultados utilizando as redes sociais é observar com bastante atenção quem representa o seu público-alvo e quem são seus concorrentes.
Quando sua empresa tem bem definido o ICP (Ideal Customer Profile) fica mais fácil ter a percepção do comportamento desse consumidor.
Assim, é possível desenvolver também uma melhor percepção sobre o comportamento do usuário-consumidor para planejar estratégias de vendas usando as redes sociais.
Algumas práticas importantes para crescer nas redes sociais
- Tenha um conteúdo bem definido e que ajude a resolver a dor de seu cliente.
- Tenha um público-alvo bem definido. Saiba mais sobre persona.
- Estude como a concorrência usa as redes sociais.
- Tenha uma regularidade de postagens.
- Tenha um feed organizado (no caso do Instagram) com imagens de qualidade.
- Crie um tom de voz para sua empresa.
- Aplique as técnicas de copywriting para escrever legendas que vendem.
- Busque interagir com sua audiência, responder as caixas de entrada, comentários.
- Crie anúncios pagos para ajudar na estratégia de vendas ou alcance de marca.
- Analise as métricas com regularidade
- Tenha um objetivo de vendas para redes sociais.
As redes sociais precisam de estratégias sólidas, não é de forma desorganizada que você fará sua rede crescer. Existem profissionais que podem ajudar sua empresa na gestão estratégica para rede sociais. Se sua empresa precisa crescer rápido e de forma eficiente contrate um desses profissionais.
Entre em contato com a ZMaximus para saber mais como gerenciar sua rede social dentro da estratégia e valores do seu negócio.