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Como estruturar um e-commerce de sucesso?

Hoje falaremos de alguns aspectos básicos, porém fundamentais para garantir o sucesso de vendas de um e-commerce.

O comportamento do consumidor tem mudado e as plataformas de venda devem seguir essas mudanças. Qualquer detalhe fora do eixo em seu e-commerce pode prejudicar suas vendas.

Adotar ações para encantar e fidelizar novos clientes é o que tem feito a concorrência se destacar. Um bom trabalho de pós-venda, resolver as principais dúvidas do seu cliente e garantir uma boa experiência do usuário são premissas básicas para um e-commerce de sucesso.

Vamos lá.

Tenha uma boa vitrine

Seu site é todo bagunçado e confuso? O site do seu e-commerce é a coisa mais importante, é seu cartão de visita e precisa ter uma boa apresentação. Se o site do seu e-commerce não tiver uma boa usabilidade, as chances de um visitante desistir da compra é grande. Por isso, invista em construir um site responsivo e atraente. Capriche nas fotos, descrições dos produtos e teste sempre em diferentes plataformas (celular, desktop).  Também é importante ter uma boa plataforma de e-commerce e se for preciso migrar, procure a ajuda de um especialista.

Use conteúdo orgânico para falar do seu produto

Já pensou em criar conteúdo orgânico falando sobre seu produto? Vamos supor que seu e-commerce seja uma loja de móveis modernos. Você pode criar vídeos para YouTube mostrando tutoriais de montagem ou cuidados com o móvel, por exemplo.

Essa estratégia ajuda sua marca a ganhar reconhecimento sem precisar investir em mídia paga. Basta um bom conteúdo e bom uso das redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter, Pinterest ) para começar a ganhar destaque de forma orgânica.

Aplique o Inbound marketing para atrair seu cliente

Quando um cliente se aproxima do seu produto ou serviço pela internet, ele entra em uma jornada de compras. Mapear a jornada do seu cliente em potencial é um passo importante para estruturar uma estratégia de atração até sua loja virtual. O papel do seu e-commerce é orientá-lo até o final da compra.

Com o inbound marketing, seu e-commerce adota a estratégia de atração de clientes de uma forma estruturada através de marketing de conteúdo.

Entenda os 4 passos dessa estratégia:

Descoberta – Aqui o seu cliente em potencial entrou pela primeira vez em contato com sua loja virtual, seja de forma orgânica ou por algum anúncio.

Reconhecimento – O cliente já identificou o que ele precisa, mas ainda não considerou se sua loja virtual é a melhor escolha.

Consideração – Aqui ele já passa considerar resolver uma necessidade dele. Sua loja virtual nesse momento precisa provar que seu produto é bom.

Decisão de compra – Nesse momento ele reconhece que sua loja virtual é a melhor opção, pois ele viu que seu produto se destaca com boas avaliações no mercado.

Saiba mais detalhes sobre jornada de compras.

Encante com um pós-venda personalizado

Desde a embalagem do seu produto, o SAC, um brinde ou um cupom de desconto para uma segunda compra. Entregue algo a mais sempre que possível. Assim, seu e-commerce mostra diferencial e aumenta as chances do cliente voltar e comprar novamente em sua loja virtual.

Integre os canais de atendimento com Omnichannel

O omnichannel é sobre criar canais de atendimento unificados, site, telefone, redes sociais, e-mail. Além de você abrir mais opções para a pessoa entrar em contato com sua loja, a estratégia omnichannel providencia uma presença fluída e completa para o atendimento do seu e-commerce. É importante que todos esses canais de atendimento consigam estar alinhados e preparados para atender e sanar as principais dúvidas que seu cliente pode ter. Uma das vantagens é gerar novas oportunidades de venda e comodidade ao consumidor.

Use automação de e-mail marketing para fidelizar clientes

Além de focar em conquistar novos visitantes é importante fidelizá-los. A fidelização é fundamental, e possui custo menor do que a aquisição de novos clientes. Uma das melhores formas de fazer isso é usando o e-mail marketing para enviar mensagens segmentadas para sua base de clientes. Pode ser mensagens de promoção, cupons de desconto para datas especiais, pré-venda de produtos exclusivos e assim por diante. Essa estratégia pode fazer que uma pessoa que deixou o produto no carrinho volte a comprar. Sendo assim, pode aumentar a recorrência de vendas do seu e-commerce e sempre que fidelizamos um cliente a taxa do Life Time Value (LTV) dele aumenta.

Se você quer melhorar seu e-commerce ou até montar um do zero, você pode contar com um profissional especialista para estruturar essa estratégia. Há diversas formas de estruturar, tudo vai depender dos objetivos do seu negócio.

Nós podemos ajudar sua empresa a estruturar uma estratégia de marketing sólida e autoridade digital que gera resultados. Entre contato  com nossos especialistas.

Cindy

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