||

Tenho um negócio, devo criar conteúdo para o YouTube?

Índice

Compartilhe esse conteúdo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Sem dúvidas, enquanto micro e médio empreendedor, estar atento em focar suas forças nas estratégias mais eficazes, é fundamental. Logo, será se devo criar conteúdo para o YouTube considerando o meu negócio? Este é o tema que será abordado na nossa conversa de hoje.

A cada dia que passa, se majoram a busca de pequenas, médias, grandes e enormes empresas, por posicionamento na internet. Com o grande número de possíveis clientes e toda oportunidade massiva de conversão oferecida, empreendimentos que eram minúsculos, cresceram expressivamente, enquanto grandes empresas decaíram por não aproveitarem o mundo digital.

Venha descobrir se vale criar conteúdo para YouTube!

devo criar conteúdo para o YouTube

Por que devo criar vídeos para o YouTube? 

O YouTube tem, diariamente, cerca de 4 bilhões de vídeos são vistos a cada dia, são 500 horas carregadas em todo Planeta, por minuto. A boa notícia, com toda certeza, é que seus possíveis clientes estão nesta contagem. 

É importante entender que você está certo! Nem todos os canais digitais são indicados para depositarmos nossas forças, quando o assunto é marketing digital. Então, se perguntar sobre se seu negócio deve criar conteúdo para YouTube, é um punto bem estratégico e inteligente. 

Mas, entender, também, que o YouTube é uma plataforma de streaming que abrange variados públicos, pessoas de diferentes classes, desejos, dores e anseios. Você deve sim, produzir conteúdo para YouTube através de sua empresa, só precisa entender como.

Tráfego orgânico x Tráfego pago

A regra parece simples: produza conteúdo para o YouTube e sua empresa aparecerá para espectadores, dentre eles, possíveis clientes. Entretanto, na prática, existe uma concorrência para ver “quem vai ser mostrado para estas pessoas”. 

O chamado tráfego orgânico, que é quando determinado usuário faz uma pesquisa e gratuitamente o YouTube apresenta conteúdos para o usuário, sem cobrar nada da empresa de que foi mostrada, responsável pelo conteúdo produzido.

Outra maneira de se fazer presente como resultado para determinadas pesquisas é através do que chamamos de tráfego pago. Você paga por posicionamentos privilegiados no YouTube e aparece para diversos possíveis clientes, isto é, para seu público-alvo. 

As vantagens do tráfego orgânico

Uma boa maneira de começar a entender melhor o YouTube, ganhar espaço e fortalecer sua marca, se torna o tráfego orgânico, considerando seu custo x benefício a longo prazo. Aparecer para digitais espectadores em uma segmentação de potenciais clientes, alinhado a um bom posicionamento nas streams de grande porte, significa fomentar sua empresa ao crescimento. 

Imagina diversos clientes vendo seus vídeos e você aparecendo de forma gratuita? Explicando questões complicadas do seu nicho, mostrando soluções, dores, saídas, trazendo informações valiosas. Tudo isso aproxima seu cliente de sua marca, a fortalece e, mais ainda, aumentam as chances de conversão.

Se pensa em começar no tráfego orgânico através do YouTube, faça isso quanto antes. A ordem de chegada é um dos fatores de ranqueamento.

Quais locais que vão aparecer os vídeos do meu negócio? 

Nada melhor do que a busca pelo saber para despertar nossas criatividades e nos fazer enxergar as melhores tomadas de decisão considerando nossas necessidades e possibilidades. Vamos conhecer algumas das possibilidades que seu negócio pode aparecer no Google? 

  • Vídeo discovery;

São aqueles que você pesquisa no YouTube e a própria plataforma lhe dá uma lista de possibilidades. 

  • Bumper ads;

São vídeos bem curtos que aparecem durante outros vídeos. Geralmente tem cerca de 5 a 7 segundos. 

  • Precedentes;

Os vídeos precedentes, são aqueles que acabamos vendo anteriormente ao vídeo que clicamos. 

  • Intermediários;

Os intermediários aparecem ao meio de outros vídeos. A diferença dos vídeos intermediários é que você verá o mesmo, obrigatoriamente. Não é possível pulá-lo.

  • Anúncios de masthead;

Os masthead é uma das melhores formas de anunciar enquanto marca no YouTube, ele lhe dá espaços nativos no próprio Feed da plataforma. 

Sobre as possibilidades descritas acima, mesmo a única possibilidade de visibilidade através do conteúdo orgânico seja aparacer e se posicionar através do discovery, isto é, como resultado de pesquisa, este modelo é o mais natural e, por isso, mais efetivo.

Anunciar, também se faz uma boa estratégia. Aparecer como masthead; intermediários ou qualquer outro posicionamento, se faz uma ótima possibilidade de conversão. Entretanto, é visível o poder conversivo e expansivo, vindo do tráfego orgânico. 

Qual é o melhor momento para investir em anúncios no YouTube?

Chega a um momento, que se torna evidente o poder e oportunidade que se faz em ter um negócio e produzir conteúdo para o YouTube. A pergunta sobre qual é o melhor momento sobre “quando investir em produzir conteúdo no YouTube”, a resposta é “agora” e a resposta do porquê, está acima. Enquanto você espera, seu concorrente fecha contratos.

Por fim, estude sobre o marketing digital, inbound marketing, sobre o próprio YouTube e técnicas de produção e otimização de vídeos na internet, para montar sua estratégia. De fato, produzir conteúdo para sua empresa usando o YouTube como vitrine é uma ótima oportunidade.

Quer montar um plano de Marketing no YouTube para sua empresa? Fale conosco!