Sem dúvidas, enquanto micro e médio empreendedor, estar atento em focar suas forças nas estratégias mais eficazes, é fundamental. Logo, será se devo criar conteúdo para o YouTube considerando o meu negócio? Este é o tema que será abordado na nossa conversa de hoje.
A cada dia que passa, se majoram a busca de pequenas, médias, grandes e enormes empresas, por posicionamento na internet. Com o grande número de possíveis clientes e toda oportunidade massiva de conversão oferecida, empreendimentos que eram minúsculos, cresceram expressivamente, enquanto grandes empresas decaíram por não aproveitarem o mundo digital.
Venha descobrir se vale criar conteúdo para YouTube!
Por que devo criar vídeos para o YouTube?
O YouTube tem, diariamente, cerca de 4 bilhões de vídeos são vistos a cada dia, são 500 horas carregadas em todo Planeta, por minuto. A boa notícia, com toda certeza, é que seus possíveis clientes estão nesta contagem.
É importante entender que você está certo! Nem todos os canais digitais são indicados para depositarmos nossas forças, quando o assunto é marketing digital. Então, se perguntar sobre se seu negócio deve criar conteúdo para YouTube, é um punto bem estratégico e inteligente.
Mas, entender, também, que o YouTube é uma plataforma de streaming que abrange variados públicos, pessoas de diferentes classes, desejos, dores e anseios. Você deve sim, produzir conteúdo para YouTube através de sua empresa, só precisa entender como.
Tráfego orgânico x Tráfego pago
A regra parece simples: produza conteúdo para o YouTube e sua empresa aparecerá para espectadores, dentre eles, possíveis clientes. Entretanto, na prática, existe uma concorrência para ver “quem vai ser mostrado para estas pessoas”.
O chamado tráfego orgânico, que é quando determinado usuário faz uma pesquisa e gratuitamente o YouTube apresenta conteúdos para o usuário, sem cobrar nada da empresa de que foi mostrada, responsável pelo conteúdo produzido.
Outra maneira de se fazer presente como resultado para determinadas pesquisas é através do que chamamos de tráfego pago. Você paga por posicionamentos privilegiados no YouTube e aparece para diversos possíveis clientes, isto é, para seu público-alvo.
As vantagens do tráfego orgânico
Uma boa maneira de começar a entender melhor o YouTube, ganhar espaço e fortalecer sua marca, se torna o tráfego orgânico, considerando seu custo x benefício a longo prazo. Aparecer para digitais espectadores em uma segmentação de potenciais clientes, alinhado a um bom posicionamento nas streams de grande porte, significa fomentar sua empresa ao crescimento.
Imagina diversos clientes vendo seus vídeos e você aparecendo de forma gratuita? Explicando questões complicadas do seu nicho, mostrando soluções, dores, saídas, trazendo informações valiosas. Tudo isso aproxima seu cliente de sua marca, a fortalece e, mais ainda, aumentam as chances de conversão.
Se pensa em começar no tráfego orgânico através do YouTube, faça isso quanto antes. A ordem de chegada é um dos fatores de ranqueamento.
Quais locais que vão aparecer os vídeos do meu negócio?
Nada melhor do que a busca pelo saber para despertar nossas criatividades e nos fazer enxergar as melhores tomadas de decisão considerando nossas necessidades e possibilidades. Vamos conhecer algumas das possibilidades que seu negócio pode aparecer no Google?
- Vídeo discovery;
São aqueles que você pesquisa no YouTube e a própria plataforma lhe dá uma lista de possibilidades.
- Bumper ads;
São vídeos bem curtos que aparecem durante outros vídeos. Geralmente tem cerca de 5 a 7 segundos.
- Precedentes;
Os vídeos precedentes, são aqueles que acabamos vendo anteriormente ao vídeo que clicamos.
- Intermediários;
Os intermediários aparecem ao meio de outros vídeos. A diferença dos vídeos intermediários é que você verá o mesmo, obrigatoriamente. Não é possível pulá-lo.
- Anúncios de masthead;
Os masthead é uma das melhores formas de anunciar enquanto marca no YouTube, ele lhe dá espaços nativos no próprio Feed da plataforma.
Sobre as possibilidades descritas acima, mesmo a única possibilidade de visibilidade através do conteúdo orgânico seja aparacer e se posicionar através do discovery, isto é, como resultado de pesquisa, este modelo é o mais natural e, por isso, mais efetivo.
Anunciar, também se faz uma boa estratégia. Aparecer como masthead; intermediários ou qualquer outro posicionamento, se faz uma ótima possibilidade de conversão. Entretanto, é visível o poder conversivo e expansivo, vindo do tráfego orgânico.
Qual é o melhor momento para investir em anúncios no YouTube?
Chega a um momento, que se torna evidente o poder e oportunidade que se faz em ter um negócio e produzir conteúdo para o YouTube. A pergunta sobre qual é o melhor momento sobre “quando investir em produzir conteúdo no YouTube”, a resposta é “agora” e a resposta do porquê, está acima. Enquanto você espera, seu concorrente fecha contratos.
Por fim, estude sobre o marketing digital, inbound marketing, sobre o próprio YouTube e técnicas de produção e otimização de vídeos na internet, para montar sua estratégia. De fato, produzir conteúdo para sua empresa usando o YouTube como vitrine é uma ótima oportunidade.
Quer montar um plano de Marketing no YouTube para sua empresa? Fale conosco!