Precificar seu produto ou serviço pode ser realmente uma tarefa difícil, considerando a variação de preços no mercado e a busca pela competitividade. O medo de não conseguir clientes somado a não querer precificar a partir de baixo pode até confundir, mas o preço de sua entrega está relacionado diretamente a percepção de valor do seu serviço ou produto aos olhos de seu cliente.
“Como assim a percepção de valor do cliente é que definirá o preço que devo colocar em minha entrega?” O que queremos dizer, está longe de ser que o cliente é que deve precificar seu produto, mas sim, a maneira que ele se apresenta aos olhos do cliente.
Venha com a gente e entenda melhor sobre o que é percepção de valor e como isso pode ajudar na melhora da entrega e ganhos de sua empresa. Vamos lá!
Entenda melhor o que é percepção de valor
Para facilitar o entendimento do conceito de “percepção de valor” do seu cliente direcionado a seu produto, vamos fazer uma rápida analogia.
Imagine que você está decidido a ir em algum lugar comer hambúrguer com sua família. Terá algumas opções, entre elas, a que suporemos aqui:
- Uma barraca de hambúrgueres na esquina da sua casa;
- Um restaurante de hamburgueres gourmet;
Rapidamente é possível entender o conceito de percepção de valor, certo? O restaurante, aos olhos do cliente, poderá cobrar um valor maior do que a lanchonete da esquina, considerando diversos pontos de entrega, como a infra-estrutura do estabelecimento, o conforto, a suposta limpeza, o hambúrguer entregue, o sabor, a segurança e por aí vai…
Este conceito também vale para produtos e serviços, físicos e digitais, de todo tipo. A maneira com que sua empresa se apresenta ao cliente trabalhará rapidamente na mente do mesmo, o conceito de percepção de valor.
Como aumentar a percepção de valor?
Mas, aí você se pergunta: “Como aumentar a percepção de valor do meu cliente, para com minha marca? Vamos a algumas dicas fundamentais para seu negócio:
Alinhar Branding x Persona
A sua marca, primordialmente, precisa estar alinhada a sua Persona. Cores, logotipo, fonte de escrita usada, estrutura física ou digital… Todo o alinhamento visual da sua marca, bem como sua estrutura, precisam estar inteiramente interligada ao seu cliente e, mais ainda, ao sinônimo de qualidade.
Sente que sua marca ainda precisa de um Up? Liste o que falta e gradualmente, faça um branding ou re-branding de sua marca, alinhando com a sua persona e o que ela entende como qualidade e eficiência.
Qualidade de entrega da sua empresa
O que dá para melhorar em sua empresa, relacionado a entrega com seu cliente? Refaça todo o passo a passo, desde a compra, até a pós-entrega que a sua empresa faz… O que está ótimo? E o que precisa melhorar para alcançar este mesmo nível?
Empresas, assim como pessoas, sempre terão algo a melhorar, levando em consideração a evolução das tecnologias, do mercado do qual a mesma está inserida, do desgaste de infra-estrutura física ou digital, entre outros fatores.
Busque a eficiência e eterna melhoria na entrega de sua empresa.
Comunicação com o cliente
Um dos pontos em que costumamos falhar, está na comunicação com o cliente. Tanto com aquele cliente que já fechou contrato, mas também, pasmem-se, com aqueles que ainda estamos por fechar.
Não se trata apenas de ter um bom setor comercial ou um SAC na sua empresa, você precisa de rapidez, eficiência na resolução dos problemas, educação, treinamento de profissionais, entre outros.
Nã adianta, por exemplo, ter um botão de WhatsApp no seu site, se o atendimento for demorado, mal-educado e ineficiente. Sua empresa precisa de uma comunicação diferenciada.
Entrega diferenciada
Mas o que seria essa entrega diferenciada? Vá até aonde sua concorrência não foi. Valorize seus clientes de uma maneira que não só os fidelize, mas, que também gere vontade e confiança em um futuro processo de indicação. O cliente preza por uma experiência confortável, efetiva, porém, o que o encanta são as diferenciações de sua empresa para com seu cliente.
Vide as estratégias iniciais dos aplicativos de transporte privado como a Uber, que inicialmente, enquanto pouco conhecida, oferecia água, balinhas para as crianças, os passageiros eram extremamente educados, os carros de ponta e um aplicativo que buscava garantir o direito, tanto do funcionário como do passageiro… A Uber se tornou imensa em poucas semanas e todo mundo a indicava para seu ciclo social.
Resultados
Do que se trata a sua entrega? Seja lá qual for, outra coisa que faz com que a percepção de valor do seu produto cresça aos olhos do cliente, fazendo com que você possa aumentar o preço do serviço ou produto, está diretamente ligado aos resultados.
O seu serviço ou produto, supre as dores e necessidades do que o cliente está buscando? Caso não, isso influenciará diretamente nos resultados. Sendo estes, positivos ou negativos, isso também refletirá no crescimento da sua empresa.
Caso seus resultados sejam baixos ou ainda não existem, a percepção de valor do seu cliente será baixa. Agora, se você tem uma case de resultados relacionados a sua entrega, com toda certeza, esse valor terá um crescimento em potencial.
Por fim, agora que você entendeu a importância da percepção de valor do seu cliente e no que interfere em seu produto, mãos a obra para aumentar esta percepção. Use as orientações dadas acima, para efetivar um melhor olhar do seu consumidor para com sua marca, gerando o reflexo de um possível aumento no preço do seu produto e serviço sem maiores reclamações ou evasões.
Gostou? Compartilhe este artigo com seus amigos empreendedores e cresçamos todos juntos!