O boom de excelentes barbearias não diminuiu a grande possibilidade de lucrar no segmento, entretanto, além de um espaço lounge bacana e bons cabeleireiros, você vai precisar de dicas de marketing para barbearia. Meio a tanta concorrência e a necessidade de conseguir clientes, você precisa investir em marketing para melhor destaque de sua barbearia.
Mídias sociais, tipos de promoções, posicionamento da sua marca, dicas de fidelização e muito mais. Venha com a gente e aprenda como potencializar a sua barbearia através do marketing e consiga diversos novos clientes.
Vamos lá!
Atenção ao entorno do público do seu negócio
Você já deve ter se atentado sobre o entorno da sua barbearia diversas vezes. Mas, será que com um olhar de marketing? Entender o seu público-alvo e persona é a primeira relação de marketing que você precisa ter com seu negócio.
Quem frequenta sua barbearia? Qual faixa etaria? Essas pessoas levam quais estilos de vida? Quais são seus hobbies? Quais dias mais frequentados em sua barbearia? E horários?
É fundamental entender seu público, para que só assim, você comece a ter um marketing para barbearia bem mais direcionado. Pois, ao invés de sair procurando cliente, você se posicionará a sua espera. Nos espaços que ele frequenta, em dias e horários estratégicos, com determinada características interligadas a seu cliente.
Branding: Identidade visual e marketing para barbearia
Cada vez mais, as barbearias vem se tornando um exemplo de empreendimentos atentos ao timing atual de negócios. Design arrojado, bem definido. É quase que automático olhar os novos padrões de barbearias e já saber que se trata de uma.
Algumas mais equipadas que outras: sinuca, música de fundo, envidraçada, ar-condicionado, quadros e objetos que dialogam com o público. Venda de bebidas, uma televisão passando o jogo de futebol e há até quem arrisque um video-game.
Essas ideais são ótimas, porém, se combinada de maneira inteligente. Sua barbearia precisa ter uma paleta de cores bem definida, um nome forte, um logotipo que dialoguem com o interesse dos seus clientes e uma fonte de letra atual. Sair do tradicional e padrão, tanto das cores, como da logo, pode ser uma boa ideia.
Anunciar na internet para babearia vale a pena?
Você já viu o poder que se faz anunciando na internet, por motores de busca e redes sociais? Vale e muito a pena, anunciar sua barbearia e cortes de cabelo na internet. Uma ação que pode parecer um bicho de 7 cabeças, na realidade é exatamente uma grande possibilidade de aumentar os seus cortes de cabelo diário.
A internet possibilita anúncios bem segmentados: ao entorno do seu negócio; com direcionamentos de idade; gênero; hábitos e muito mais.
Sobre anunciar para barbearia, é preciso ter entendimento de duas possibilidades estratégicas.
Fortalecer sua marca
Você pode anunciar com objetivos de fortalecer sua marca na região. Isto é, torná-la mais conhecida, expandi-lá, fazer com que seu público-alvo a conheça. Mostrar suas qualidades de corte, ambiente, custos e horários.
Essa possibilidade de aproximação, cativação de interesse e informações, se torna ideal para fomentar mais vendas, o que será abordado no próximo tópico.
Conseguir clientes
Todo mundo quer cortar o cabelo, porém, por falta de organização ou até da própria lembrança sobre essa necessidade, acaba por não fazer. Você já imaginou como pode usar as redes sociais para estar lembrando seus possíveis clientes a necessidade de se cortar o cabelo? E, melhor que isso, mostrar que você e seu estabelecimento são a solução dos problemas?
Fazer anúncios para vender mais cortes de cabelo é super possível, atrativo e barato. Sem falar que abrange um leque bem maior de possibilidades, podendo até mesmo pensar em uma entrega a domicílio ou maneiras de valorizar seu serviço.
O barbeiro e a importância de fidelização
Existe um ponto fundamental no ato de manter uma barbearia, que sem a devida atenção para esse processo, você acabará fadado ao fracasso. É totalmente necessário estar atento a importância da fidelização de seu público.
Direcione estratégias para fidelizar seus clientes e além deles sempre voltarem, estarão se sentindo mais próximos de sua marca, fazendo-os voltar mais vezes do que o costume.
Mais do que, “Faça 5 cortes e ganhe um de graça”, “Quarta-feira o corte da barba é grátis”, estejam atentos a experiência entregue a seu consumidor. O quanto mais ele se sentir dentro de um bem-estar, melhor serão as chances dele voltar.
Atualização e o marketing para barbeiros
Estejam sempre atualizados! Barbearia se trata de um segmento da moda, e nada mais dinâmico do que ela. Novos cortes de cabelos, produtos, máquinas mais efetivas, tintas, tesouras estilizadas e tudo mais que seja possível rumo a atualização de sua barbearia. A tintura das paredes está desbotando? Pinta! Os quadros já estão antigos? Troca… Essa dinamização do seu espaço sempre será sentida na entrega ao cliente.
Quanto mais ações bem feitas que resultem na diferenciação da entrega do seu salão de beleza, comparado a outros salões que entregam o mesmo serviço que você, melhor será sua garantia de resultados eficazes. Busque uma entrega diferenciada, para além de só, direcionar sua atenção ao marketing. Aliás, de nada adiantar o mágico ter um grande público, se tudo não estiver preparado para a mágica.
Por fim, ficou bem evidente a necessidade e inúmeras possibilidades entregues pelo marketing para barbeiros. Estudar seu público-alvo, qualificar sua entrega visual, anunciar nas redes, estar atento a importância da fidelização e sempre se prestar a atualização de sua barbearia.
Quer conseguir mais clientes para sua barbearia e ainda não sabe como? Fale conosco agora mesmo!