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Erros simples que podem entregar seu lead para o concorrente

A nutrição é peça fundamental da vida. Sem nutrição, um recém-nascido não se desenvolve, um adulto não vive saudavelmente e plantas não dão frutos ou flores.

Mas o que isso tem a ver com marketing digital?

Para sua empresa/marca obter lucro e se desenvolver no mercado, uma base fundamental é saber trabalhar na nutrição de leads. Essa nutrição é feita através de um relacionamento com seu lead (pessoas que demonstraram interesse em seu produto ou serviço) usando conteúdo e informações relevantes para ele.

Empresas que utilizam a estratégia do fluxo de nutrição de leads tem a probabilidade do aumento em até 50% de seu volume de vendas, considerando uma economia de até 33% no investimento.

Então se seu negócio não tem um fluxo de nutrição de leads bem estruturado, provavelmente está perdendo os melhores clientes para a concorrência que já usa essa estratégia.

Como funciona o fluxo de nutrição de leads?

Através das técnicas do Inbound Marketing, sua empresa cria conteúdo estratégicos usando blog, e-books, e-mail marketing, newsletter, redes sociais como ferramentas. Esse conteúdo tem como objetivo sanar um problema do seu cliente e mostrar que sua empresa tem a solução para ele.

O grande lance está em guiar seu lead por um funil construído de maneira que ele avance na jornada até virar um cliente.

Para entender melhor como deve ser estruturado esse ‘caminho’ veja abaixo o funil:

Topo do funil: Momento da descoberta sobre seu negócio. São conteúdos mais genéricos que visam solucionar um problema que seu negócio pode solucionar. É onde seu lead faz o primeiro contato com seu site/blog. São ótimas ferramentas: blog, newsletter, redes sociais.

Meio do funil: É o momento de converter e nutrir seu lead. Essa nutrição é feita através de ofertas de materiais ricos, como e-books para ajudar com mais detalhes a compreender melhor o problema que seu visitante tem. Assim que nutrido, o lead faz a escolha de considerar a solução.

Fundo do funil: Decisão de compra. A partir desse momento, seu lead está pronto para solucionar o problema dele. É um bom momento de mostrar a ele os cases de sucesso de sua empresa, ofertas exclusivas e demonstrações do seu produto ou serviço.

Um outro erro simples que muitas empresas cometem é de não ter bem definido o seu público alvo. É importante criar um ICP (Perfil de Cliente Ideal) que carregue todas as informações necessárias sobre seu ‘potencial cliente’, assim será possível obter uma visão mais bem estruturada de ações estratégicas que podem ou não dar certo para sua empresa.

Outro detalhe importante é respeitar o tempo do seu lead. O uso de email marketing é fundamental, mas tome cuidado para não disparar uma quantidade grande de e-mails para um lead que ainda está no caminho de ser qualificado, pois isso resultará em um número grande de descadastramentos e pode inclusive queimar o filme de sua empresa com o cliente.

Por isso, segmente bem sua base de leads para uma estratégia bem estruturada e personalizada, visando criar um bom relacionamento com esse lead. Veja abaixo uma estrutura de funil com email marketing:

Invista em construir um funil ideal ao seu negócio

Se sua empresa ainda não tem bem claro uma estrutura de funil para nutrição de leads, as chances de você perder uma venda são grandes. Parece um pouco complicado a construção desse funil, mas assim que ele estiver bem estruturado, seu uso irá facilitar os processos e melhorar cada vez mais seu modelo de negócio

Você não precisa perder tempo criando funil de vendas, a ZMaximus é uma empresa que tem experiência em construção e estratégia para todas as etapas do funil. Então, não deixe de investir tempo nessa ferramenta que irá diminuir as chances de perder seu lead para os concorrentes.

 

 

 

 

 

 

Cindy

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