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Estratégias de marketing para Contadores e escritórios de Contabilidade

Você é contador(a) recém formado(a) ou já tem um tempo de formação e se encontra interessado em começar nas redes sociais porque percebeu que sem essa ferramenta fica mais difícil de prospectar novos clientes. Nessa altura, você também percebeu que a presença online é fundamental para as pessoas te encontrarem, porém você ainda não sabe muito bem como estruturar uma estratégia de marketing efetiva, afinal não é sua área.

Pois bem, no post de hoje falaremos sobre o nicho da contabilidade e como você vai dar os primeiros passos para estruturar sua presença online. Seja no formato empresa ou profissional liberal.

Como funciona o marketing para contabilidade?

Se eu te disser que 80% das chances de sucesso do seu negócio dependem de vendas e estratégias de marketing, você acreditaria?

Acredite, pois isso é um fato. Marketing não quer dizer vendas, mas sim, estratégias bem pensadas e estruturadas para atrair até você o cliente em potencial.

1° Tenha um site

Ter um site se tornou uma ação básica no digital, mas ainda assim muito importante. Construa um site responsivo, otimizado e de fácil visualização, com informações de todos seus serviços.

2° Crie conteúdo relevante e valioso sobre contabilidade que ajude resolver um problema.

Isso porque, gerar conteúdo de valor é uma das melhores formas de encantar e fidelizar um cliente. Além de ajudar seu cliente, essa estratégia coloca a confiança necessária na sua empresa e aumenta as chances dela aparecer no Google organicamente quando trabalhado com otimizações de busca (SEO).

O conteúdo pode estar em um blog, redes sociais, LinkedIn, vídeos.

Alguns exemplos de conteúdo para contabilidade:

  • Autônomos e imposto de renda
  • Como abrir empresa
  • Vantagens e desvantagens do Simples Nacional
  • 5 modelos de carta de demissão
  • O que é fator R
  • Como transformar MEI em LTDA

3° Use as redes sociais.

Estima-se que, somente no Brasil, há mais de 70 milhões de usuários, ou seja, um território rico para divulgar seu negócio. As redes sociais servem para criar um relacionamento com seu cliente. É importante estruturar uma conta de rede social com informações de sua empresa, pode ser um telefone, site ou e-mail de contato.

Redes sociais não são somente postar fotos, elas também precisam de uma estratégia que direcione seu seguidor até algum canal de contato que você forneceu. Vale estruturar bem as legendas dos posts junto a um CTA (Call-to-Action) para estimular seu seguidor até esse contato fornecido.

Além disso, redes sociais são mais visuais e exigem uma ‘identidade’. Nada de deixar imagens de baixa qualidade no feed. Invista em um designer ou use ferramentas facilitadoras como o Canva.

Uma atenção especial ao LinkedIn

Essa rede voltada para profissionais tem um espaço para criar artigos. Nesse espaço é possível captar um público em potencial para serviços de contabilidade. Uma dica é escrever sobre assuntos mais voltados a contabilidade para empresas.

4° Use o Google Meu Negócio para ser encontrado por pessoas da sua região

Essa ferramenta ajuda mostrar seu negócio para pessoas locais. Seu escritório pode adicionar informações básicas como site, telefone, local. E os clientes podem deixar avaliações escritas sobre seu negócio. Quanto mais avaliações positivas, mais as chances de aparecer organicamente no Google. Leia mais sobre estratégias para crescer negócios locais.

5° Faça anúncios pagos

Você pode fazer anúncio para aparecer na primeira página do Google, ou até mesmo anúncios de redes sociais para ter mais reconhecimento de marca. Vai do objetivo do momento. O tráfego pago é uma boa estratégia para captar um cliente com maior probabilidade de conversão. Com uma boa segmentação baseada no cliente ideal do seu negócio, maiores as chances de garantir o sucesso dos anúncios pagos.

6° Estude as principais objeções do seu nicho e tenha resposta a elas

Quando for fazer o primeiro contato com um prospect é importante saber quais são as principais objeções que elas podem trazer. Exemplos mais comuns:

“Não conheço sua empresa, não sei se posso confiar no seu serviço”

“Seu serviço é muito caro”

“Eu já tenho um contador”

“Preciso pensar mais sobre isso”

“Meus superiores não aprovam”

É importante que ao se comunicar com um prospect você tenha respostas para contornar essas objeções.

São muitas camadas e estratégias quando assumimos a responsabilidade da presença online, então espero que esse artigo tenha ajudado a dar um panorama para alavancar seu serviço nas redes.

Cindy

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