||

Flywheel Marketing: O funil de vendas mais eficiente do momento

Índice

Compartilhe esse conteúdo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

The Funnel and the Flywheel: How to Use Content Marketing to Close New Business

O que vem depois do final de um funil?

Essa pergunta talvez soe filosófica no estilo: “onde chega a luz no fim do túnel?”. Porém, não precisamos divagar tanto assim quando estamos falando do funil de vendas no marketing.

Criar uma estratégia de funil

Criar uma estratégia de funil é sobre a experiência do cliente a partir do momento que ele entra em contato com sua empresa. O funil de vendas no formato V é o mais tradicional, porém, muitas vezes ele é questionado se seria mesmo a melhor estratégia, afinal a jornada do cliente não precisa terminar assim que ele chega no fundo do funil, ou seja, existe uma estratégia cíclica que vai além do funil tradicional e essa estratégia se chama Flywheel.

À medida que o marketing foi evoluindo, o funil de vendas mais tradicional também foi repensado.

Com o surgimento de um olhar mais atento ao cliente, o marketing digital tem procurado olhar não apenas pelo caminho que essa pessoa percorre, mas sim para essa própria pessoa, e a riqueza de experiência que ela proporciona e pode trazer à sua empresa.

O funil de vendas tradicional passa por quatro fases: atrair, converter, relacionar e vender. Através do Inbound Marketing, onde um cliente em potencial chega até um de seus canais (site, redes sociais, blog) e é impactado por alguma informação valiosa aplicada com marketing de conteúdo, o funil tradicional visa nutrir esse cliente através de uma jornada que o leva até um ponto final (vender).

A questão é que precisamos pensar em uma estratégia que valorize esse cliente e sua jornada como um todo. Segundo uma pesquisa feita pela HubSpot, 93% das pessoas voltam a comprar de sua empresa quando elas passam por um atendimento excelente.

Img%20intern%20 %20Flywheel%20Marketing %20conhe%C3%A7a%20essa%20nova%20vertente%20do%20Inbound.jpg?width=2250&name=Img%20intern%20 %20Flywheel%20Marketing %20conhe%C3%A7a%20essa%20nova%20vertente%20do%20Inbound

Quais os problemas com o funil tradicional?

Linear de mais

Na prática seu potencial cliente pode estar em qualquer parte do funil, o que significa que não necessariamente ele irá acessar diretamente o topo do funil que sua empresa criou.

Tem um ponto de chegada (fim do funil)

O fim do funil é quando há ação de compra do seu serviço. O problema é que a aquisição de novos clientes sai caro. O ideal é manter esse cliente que converteu em sua base.

Simplifica demais o processo

Todos sabemos que a jornada do cliente é complexa. As vezes o funil tradicional esbarra nessa complexidade e não oferece um aprofundamento estratégico necessário para tornar um visitante em um cliente.

Como funciona o Flywheel?

Flywheel Marketing: a evolução do funil de vendas

Os clientes ficam no meio, convertendo-se em aliados e promotores da sua marca.

Há um ponto importante, o Flywheel se esforça em não criar a inércia, ou seja, ele procura manter a ‘roda sempre girando’.

O problema com o funil tradicional é que é muito comum encontrar uma barreira que ‘emperra’ a jornada do cliente. A inércia nesse caso, é o inimigo do funil.

Para acabar com essa inércia, o Flywheel é uma estratégia aplicada de forma cíclica. Nele o cliente está no centro de todas as ações. A vantagem dessa ação é que mesmo que o cliente tenha realizado uma compra, ele continuará sendo impactado por esse funil. Além do mais, a estrutura do Flywheel traz soluções mais eficientes dentro da jornada desse cliente.

Se pensarmos que grande parte dos lucros de diversas empresas venham de clientes já existentes, o Flywheel, além de manter esse cliente junto á sua empresa, torna-o também um defensor do seu negócio.

Assim como no funil de marketing tradicional, o Flywheel beneficia-se com o marketing de conteúdo. Se sua empresa já aplica Inbound Marketing e usa um funil tradicional, é possível migrar para o Flywheel com alguns ajustes:

  • Conteúdo: o Flywheel usa táticas como eventos sociais, newsletters, conteúdos exclusivos e personalizados.
  • Vendas: valorize o cliente que fez uma venda, crie um relacionamento efetivo. Lembre-se, o Flywheel é foco no relacionamento com o cliente.
  • Serviço: O segredo é rodar a roda do funil cíclico. Quanto mais rápido essa roda girar, menos inércia será gerada. Aposte em um serviço excepcional. Para isso invista em montar um time de vendas e customer success. Essas duas áreas trabalharão juntas para fazer essa roda girar.

Se sua empresa quer se destacar no mercado, então comece pensando em colocar o cliente no centro de sua estratégia. A estratégia do Marketing Flywheel é muito eficiente e com certeza irá providenciar um destaque maior diante a concorrência.

Você pode entrar em contato com um de nossos especialistas para tirar dúvidas sobre funil de vendas e Marketing Inbound.