fbpx

Google for education para escolas. Quais as vantagens e o que é classroom?

O futuro chegou! O alcance digital e o acesso da internet por diversas camadas da sociedade, fez com que muita coisa mudasse por aqui. A maneira de se socializar, se comunicar e, por que não, até mesmo a maneira de viver?

De certo, há uma preocupação sobre qual seria o tempo saudável para se manter entre as telas digitais, porém, existem muitos avanços que não dá para se frear. A internet e o avanço digital é uma delas.

Se você consegue perceber que _ até mesmo._ o futuro de nossa educação seguirá os avanços tecnológicos, esse artigo será um excelente conteúdo para que ganhe bagagem e troque conosco, experiências sobre o assunto.

Google for education: O futuro de nossas escolas

As vantagens do Google for education

Já percebeu a facilidade que nossas crianças e adolescentes conseguem aprender e dominar aparelhos digitais, jogos e aplicativos? É incrível, a maneira que crianças de dois a três anos, manuseiam smartphones e tablets, melhores até mesmo que muitos marmanjos.

O mundo digital não é esse monstro que muitos pintam! A mesma dose de veneno que pode paralisar um homem forte e saudável, é usada para diversas curas e avanços.

O que estamos querendo te dizer, é que é possível sim… Controlar o tempo em que passamos na internet, em aparelhos digitais! E melhor ainda, será usar a nossa vontade de estar usando as “novas tecnologias” de maneira saudável e de uma forma que nos acrescente verdadeiramente.

O google, não tão recentemente, criou uma excelente plataforma que junta educação e aplicativos que instruem e auxilia nas instruções: É o futuro ainda desconhecido, de nome “google for education”.

Vem com a gente para saber os pontos positivos do Google for education e uma nova didática, já visando o futuro educacional de nossos filhos e netos!

Acesso em tempo real: O mundo e o agora

Antes, se esperava o dia seguinte a um acontecimento para que o lê-se no jornal. Hoje basta alguns cliques e você terá todas as notícias mundiais na palma de sua mão. A apenas alguns anos atrás, se passava horas em um biblioteca para se encontrar boas informações em determinados assuntos… Hoje, o Google te traz isso tudo em no máximo, minutos.

O acesso e disponibilidade que o google for education se apresenta aos alunos inseridos é total e focal. Em qualquer lugar que você estiver, você poderá ter o contato com todo conteúdo, trabalhos e materiais disponibilizados pelos professores.

Imagine a mão na roda que é, ter toda agenda, trabalhos, textos, tarefas e até aplicativos didáticos ao seu alcance, por todo o dia? É realmente o caminho que a educação está tomando.

Interação: O mundo digitalmente globalizado

Esqueça toda a dificuldade para a comunicação. A “globalização digital” e suas diversas vertentes, é usada de maneira magistral no Google for education. Por que estamos falando isso?

Com o Google for education, você simplesmente pode se comunicar de maneira on-time com seus amigos (alunos), orientadores e até mesmo os professores.

Estamos falando de um processo mais participativo e até mesmo colaborativo. É fazer tarefas e ter o “feedback de professores em pouco tempo, é ter comunicação total entre os alunos, no cumprimento de um trabalho em grupo. É de fato o futuro que bate em nossa porta!

Aluno-professor: Como melhorar essa troca?

Muito se pergunta sobre como melhorar a troca entre alunos e professores. Não estamos falando apenas da violência em salas de aula ou do abandono e repetência por parte de alunos, em etapas de séries mais elevadas…

Estamos falando em trazer a vontade do aluno em estar na sala de aula, em aprender de maneira didática ao tempo dele. E uma coisa é visível… Diversas didáticas engessadas, não dão conta de prender a atenção e cativar a vontade do aluno para com o professor.

Com o Google for education, para além do contato rápido entre o aluno e seu mestre, terá toda outra maneira de se debater idéias, receber críticas e gerar acúmulo de algum assunto. Fóruns de debates, aplicativos para ensinar de maneira mais leve e um contato menos vertical e ditador, entre professor e aluno.

Problemas vencidos: O avanço das pautas

Sim, muitos foram as barreiras para serem vencidas sobre como trazer uma nova maneira de se ensinar, para dentro do mundo digital. De certo, a internet está recheada de perigos, e é por isso que colocamos em pauta a marca digital mais famosa e assertiva de nosso tempo, o “Google”.

Pioneira em vários setores da internet, o Google quando criou o Google for education, parece ter pensando em tudo. Separamos alguns pontos que poderia se tornar questão, mas que o próprio google contornou o problema, trazendo excelentes soluções.

Privacidade

Tudo em que você, seu filho ou parente, tem acesso e mexe no Google for education, está totalmente privado a você e (algumas coisas) a seu professor. A privacidade é um ponto focal do Google e vemos muito isso no G. Education. Portanto, no que tange privacidade, fique tranquilo… Você terá total segurança!

Todos seus dados, usabilidade e conteúdo é totalmente sigiloso. E quando juntamos Google e privacidade, acredite! Tem tudo para dar certo.

Segurança

Como falamos em segurança, é importante ressaltar: Todo o processo do Google for education tem segurança. Seus dados, materiais e qualquer passo a mais dado dentre o g. Education estará seguro e protegido pela tão conhecida nuvem. Nuvem essa, criada pelo google especialmente com essa função de armazenar de maneira segura todo o processo feito pelo G. Education.

Armazenamento

Sim! Como dissemos acima, todo tipo de armazenamento que você precisará, será passado para sua nuvem. Isso quer dizer, dar adeus a papeladas, não perder tempo com escrita, melhora total na sua organização, dar adeus a carregar peso e até mesmo zero preocupação com espaço de armazenamento.

Veja bem, não estamos falando de servidores e até mesmo hospedagens. No google for education, você encontrará a melhor maneira de armazenamento de dados mundial, a ultimamente tão falada, “nuvem de armazenamento de dados”.

Google classroom: A reformulação do professor

Se você é professor, tem algum professor na família ou tem apenas empatia pela profissão, sabe muito bem qual nível de desgaste essa classe passa. Correção de trabalhos, dificuldade na criação e orientação de tarefas, excesso de funções, carga horária de trabalho pesada e falando em peso, é papelada para cima e para baixo.

Uma das ferramentas também criada pelo Google, o “google classroom”, já é sucesso em diversos lugares de primeiro mundo. Não estamos falando de nada mirabolante. O google conseguiu unir nessa plataforma, sobre o que poderíamos chamar de “o útil com o agradável”. É a simplicidade de idéias, ajudando na dura realidade de muitos professores.

As funções do google classroom, falando de forma resumida, está em criação e correção de tarefas, comunicação direta e rápida entre aluno e professor, agendamento de trabalhos e mais que isso: Otimizar o tempo de maneira ambígua, tanto para alunos, como para professores.

Uma das grandes facilidades, será estudar o conteúdo e fazer tarefas em casa, levando a sala de aula as dúvidas a serem debatidas com mais ênfase e tendo maior tempo para o acúmulo e a própria prática.

Por fim, o artigo tornou evidente a necessidade de atualizar a educação de forma a fundir-se com o mundo digital e o próprio interesse do aluno. O google for education é um enorme passo para o que está sendo a “educação do futuro” já acontecendo no presente. Com o G. education, é possível melhorar a interação de alunos com professores, otimizar tempo e espaço, facilitar trabalhos, atrair os alunos do “novo mundo” e até encerrar o desinteresse do aluno pela sala de aula atual.

O google for education permite acesso em tempo real a qualquer conteúdo disponibilizado pelo professor, e o melhor disso tudo: Em qualquer lugar do Mundo. O G. Education também oferece total privacidade e segurança. O armazenamento é feito em nuvem, o que é top de linha quando se fala em hospedar dados. No mais, ainda tem a ferramenta Google classroom, que veio para facilitar de vez a vida do professor.

Entenda mais sobre o Google for education via podcast

O pessoal do papodeeducador.com.br preparou um super podcast descrevendo os desafios e vantágens em usar o Google for education nas escolas.

Como contratar o google for education para minha escola?

É recomendável que você procure uma empresa certificada Google que possa te auxiliar nesse processo, tanto de contratação como em implantação e treinamento. A ZMaximus é uma empresa certificada que poderá ajudar a sua instituição de ensino, entre em contato conosco.

Igor Medeiros
Graduando de Pedagogia na Universidade Federal Do Rio de Janeiro. Produz Artigos sobre como a internet pode ser útil para seu negócio. Trabalha com o objetivo de fazer diferença na geração em que vive.

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco por Whatsapp
Enviar mensagem por Whatsapp