Em termos simples, o marketing de Inbound é uma estratégia que ajuda potenciais clientes a chegarem até sua empresa ou startup de forma orgânica. Essa estratégia é mais atraente aos consumidores, pois eles não sentem que alguém está ‘empurrando’ uma venda. A razão disso é que o Inbound marketing visa atrair um público qualificado (lead) até seus canais de conversão. Essa atração é feita de algumas maneiras:
- Marketing de conteúdo
- SEO
- Blog
- Social Media
- Eventos
O conteúdo fornecido pelo inbound é educacional e seu principal objetivo é resolver algum problema do seu público-alvo.
O Inbound tem 4 estágios:Os estágios do Inbound visam que o visitante seja atraído até sua empresa.
É necessário atrair um visitante até algum canal do seu negócio, e para atrair é preciso entender o que ele busca. Entendendo o comportamento desse visitante, seu site pode, por exemplo, publicar conteúdos para blogs que sejam relevantes ao que o visitante procura. Inclusive, segundo uma pesquisa da HubSpot, artigos em blog é uma das ferramentas que mais despertam interesse no público.
Quando o visitante tem o primeiro contato com o canal do seu serviço, ele já se torna um lead, mas ainda é preciso que ele continue na jornada para fechar uma venda. Saiba mais sobre nutrição de leads.
Quando o trabalho de marketing Inbound da sua empresa é bem estruturado, o reconhecimento da sua marca é maior. Seu site recebe mais visitas e o Google começa a reconhecer sua relevância e acaba ajudando que apareça no topo das buscas através de inteligência artificial.
Você percebeu que não foi preciso usar o tráfego pago nessa jornada? Não que tráfego pago não seja importante na estratégia e objetivos da sua empresa. O tráfego pago pode te dar um lugar no topo das buscas do Google e aumentar suas visitas no site, de fato. Entretanto, quando sua empresa apenas foca no tráfego pago, é um investimento mais caro, com custo do CPC (Custo Por Clique) mais alto e a qualidade dos leads é potencialmente menor do que os adquirido com o tráfego orgânico do Inbound.
Por isso o Inbound é valioso, ele é uma estratégia orgânica de custo e manutenções baixos. Ele melhora seu CAC (Custo de Aquisição de Cliente), aumenta o ROI, além disso, é uma estratégia mais duradoura e com um retorno de vendas muito expressivo, pois ele gera leads mais preparados para compras.
Outras vantagens do Inbound para sua empresa:
- Aumenta o reconhecimento da empresa.
- Aumenta a confiança na empresa.
- Tráfego duradouro e permanente.
Se sua empresa está começando a investir ou quer investir em Inbound Marketing, saiba que é preciso estruturar bem essa estratégia, pois o caminho é mais longo. Por outro lado, com a ajuda de ferramentas voltadas para o Inbound essa estrutura se torna mais fácil de construir.
Algumas ferramentas usadas para facilitar o Inbound:
- Semrush para SEO
- Google Keyword Planner para palavras-chave
- Mailchimp para automação de email
- LeadPages para criar landing pages
- Buzzsumo para redes sociais
Usar o Inbound é um jeito de destacar sua empresa da concorrência. Todas as métricas são mensuráveis, tornando possível fazer melhorias no percurso. Nada é perdido e tudo pode e deve ser aprimorado.
Por isso, pare de construir castelos de areia e comece agora a dar bases sólidas para sua empresa usando o potencial do Inbound Marketing.