Você provavelmente já ouviu a frase “conteúdo é rei”. Pois é isso mesmo. Uma das chaves mais importantes atualmente do mundo digital é o marketing de conteúdo.
Empresas geralmente usam estratégia de conteúdo para construir audiência e alcançar pelo menos um desses resultados lucrativos: lead de alta qualidade, conversões mais rápidas e melhorar o orçamento da empresa.
Mas o que é exatamente marketing de conteúdo?
É uma estratégia que usa o conteúdo como ferramenta de construção de valor de sua empresa, seja B2B ou B2C.
Essa ferramenta poderosa é o que vai ajudar seu cliente ideal a tomar a decisão da compra. No caso, o marketing de conteúdo é um guia, e não só isso, é uma estratégia de alcance muito eficiente.
É certo que as redes sociais trouxeram uma revolução no terreno digital, pois é a partir delas que se cria a necessidade de entregar algum conteúdo.
De modo simplificado, as pessoas entram nas redes sociais para consumir conteúdo. Sendo assim, se sua empresa não fornecer nada relevante, provavelmente não está aparecendo no mundo digital, então temos um problema, já que a implementação do marketing de conteúdo é importante em inúmeras etapas dentro das estratégias de vendas do seu negócio.
Como é feito o marketing de conteúdo?
A internet é praticamente o lugar mais rico e fértil para se aplicar em diversas plataformas o marketing de conteúdo. Sua marca pode usar o YouTube, Instagram, TikTok, LinkedIn, site, e-mail, podcasts. Cada uma dessas plataformas funciona de maneira diferente, sendo preciso alinhar diferentes estratégias para diferentes plataformas. Quanto mais conteúdo em diferentes canais, melhor para o alcance de sua marca.
Para aplicar o marketing de conteúdo é preciso caminhar com as estratégias de funil. O funil de Inbound Marketing é o mais usado e seu objetivo é atrair um usuário (visitante) desde o início do processo de compra e acompanha-lo até o final (compra) até o final desse funil. Essa atração é feito com marketing de conteúdo. De modo geral, há 4 etapas:
Atrair: Para atrair a atenção do cliente é preciso que sua empresa ofereça uma solução para a dor desse cliente. Nesse caso sua empresa precisa saber exatamente o que seu cliente ideal precisa e através do marketing de conteúdo, sanar as dúvidas ou dores desse cliente para assim atraí-lo até você. Um dos canais mais usados nessa fase são blogs ou vídeos.
Converter: Depois de conseguir atrair visitantes para seu blog (ou qualquer outro canal), o próximo passo é convertê-los em oportunidades de vendas. Forneça algum conteúdo que seja útil, mas em troca peça alguma forma de contato (e-mail, telefone) assim você o mantém em seu banco de dados.
Vender: Para incentivá-lo a fazer uma compra, você pode usar a estratégia de e-mail marketing com conteúdo útil para ele, por exemplo, falando sobre os benefícios e utilidades do seu produto no dia a dia.
Encantar: Seus clientes agora serão os divulgadores de sua marca/empresa. Nesta última etapa é importante ter comunicação e interagir com eles de forma correta e constante.
Saiba mais sobre Inbound Marketing.
Exemplo de marketing de conteúdo
Vamos usar como exemplo uma marca de maquiagem famosa entre mulheres de 20 a 30 anos. Essa marca usa o conteúdo de forma inteligente.
Em seu blog há tutoriais escritos com dicas de maquiagem, cuidados da pele e tendências.
Há também o conteúdo em vídeo. São tutoriais no YouTube com dicas e ideias de maquiagem. Tudo sempre bem alinhado com as últimas tendências e com as preferências do público da marca.
A intenção da marca de maquiagem é educar suas clientes ideais de como usar seus produtos.
Dentro das redes sociais a marca usa a lógica de interação com esse público. Cria posts que engajam e estimulam a participação desse público-alvo e responde às perguntas que fazem. Essa estratégia é importante para aproximar marca do público e criar um relacionamento duradouro para que voltem a consumir seus produtos de maquiagem.
Ou seja, para fidelizar um cliente foi preciso usar a estratégia de marketing de conteúdo.
Primeiros passos para montar uma estratégia de conteúdo
Para começar a traçar esses primeiros passos, sua empresa deve se perguntar, quem vocês querem ajudar e como sua empresa pode ajudar (de um jeito que nenhuma outra pode).
- Monte uma persona: assim você entende melhor quem é sua audiência e alinha as estratégias de conteúdo segundo o que essa audiência mais precisa. Saiba como montar sua persona.
- Trace um plano editorial: quais são os assuntos mais relevantes para seu nicho? Faça um levantamento de temas, palavras-chave e tudo que for relevante para seu cliente.
- Explore diferentes plataformas: vídeo, texto, email, rede social, explore cada uma dessas plataformas e analise os resultados que cada uma oferece.
- Construa um funil de marketing: Use as estratégias de Inbound ou Flywheel para construir a jornada do seu cliente.
- Aplique o SEO: o SEO é o mecanismo que faz com que sua empresa apareça nos resultados de busca de forma orgânica. Há alguns fatores que melhoram o SEO e um deles é através de palavras-chave que seu conteúdo vai gerar.
Se sua empresa precisa estabelecer uma estratégia sólida de marketing de conteúdo, não deixe para depois. Nós temos um time de especialistas prontos para ajudar sua empresa a extrair os melhores resultados para alavancar suas vendas.