fbpx
marketing para clinica odontologica e dentista

Marketing digital para clínicas odontológicas e dentistas – Como vender mais na internet

Diversas clínicas odontológicas e dentistas estão presentes nas mídias sociais diariamente interagindo com seu público, devido à essa grande quantidade de acessos e compartilhamento de conteúdo, o Conselho Federal de Odontologia criou regras para o uso dessas informações, visando sempre proteger o bem estar popular e evitando dessa forma, que diversas pessoas comprem produtos impróprios para o uso da saúde bucal.

A Resolução nº 196, de 29 de janeiro de 2019 é bem clara em relação ao uso das redes sociais, segue abaixo alguns artigos sobre essas regras e regulamentações:

Art. 1º. Fica autorizada a divulgação de autoretratos (selfies) de cirurgiões dentistas, acompanhados de pacientes ou não, desde que com autorização prévia do paciente ou de seu representante legal, através de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE.

1º. Ficam proibidas imagens que permitam a identificação de equipamentos, instrumentais, materiais e tecidos biológicos.

Art. 2º. Fica autorizada a divulgação de imagens relativas ao diagnóstico e à conclusão dos tratamentos odontológicos quando realizada por cirurgião-dentista responsável pela execução do procedimento, desde que com autorização prévia do paciente ou de seu representante legal, através de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE.

1º. Continua proibido o uso de expressões escritas ou faladas que possam caracterizar o sensacionalismo, a autopromoção, a concorrência desleal, a mercantilização da Odontologia ou a promessa de resultado.

Minha clínica odontológica deve estar presente nas mídias sociais?

O Brasil é o segundo país do mundo que mais se conecta as redes sociais (Fonte canal tech), milhões de pessoas acessam todos os dias e interagem em todas elas, sendo as principais o instagram, facebook e youtube.

Este número não é de se espantar quando olhamos ao nosso redor e todas as pessoas estão conectadas através de um smartphone ou através de um computador em casa e no trabalho.

Todos esses acessos também incluem empresas que, diariamente estão se comunicando com seus clientes e seu público alvo. Fazendo o melhor para atendê-los e aproximar o contato entre si.

Na área odontológica não é diferente, diversas clínicas e dentistas que trabalham de forma autônoma estão em contato com as pessoas diretamente através das mídias sociais. Eles interagem, compartilham conteúdo e em alguns casos até mesmo marcam consultas e atendimentos. Por isso é tão importante que o sua clínica odontológica esteja presente nas mídias sociais.

Os benefícios das redes sociais para a clínica odontológica

Como foi dito acima, muitos brasileiros estão conectados diariamente às mídias sociais, isso já é mais do que uma grande justificativa para que sua clínica de odontologia esteja online. Afinal, como diz aquele ditado “Quem não é visto, não é lembrado”.

Então para que sua clínica odontológica fique conhecida, é importantíssimo que ele esteja presente nas redes sociais e seja muito bem visto. Mas como fazer isso?

Existem diversos métodos, mas o principal deles é postar um conteúdo novo e que irá agregar algo para o seu público, seja curiosidades, estudos, enquetes. O importante é sempre estar presente e interagindo com as pessoas.

Vantagens das redes sociais para sua clínica de odontologia

Existem diversas redes sociais que as pessoas usam para se entreter e interagir entre si, porém, as mais utilizadas e conhecidas são o Instagram, Facebook e Youtube.

Cada uma delas possui sua particularidade que as tornaram tão populares entre as pessoas. Como são redes distintas e sem nenhum tipo de comparação entre si, é importante que se esteja presente em todas elas.

Instagram é muito conhecido por utilizar apenas imagens e vídeos curtos, pois foi desenvolvido para uma interação rápida e precisa. É muito comum que frases e informações sejam postadas através de imagens.

O Facebook é um pouco mais conhecido por ser mais antigo que o Instagram (famoso Insta), mas não se deixe enganar, suas propostas são totalmente diferentes. No Facebook o tipo de conteúdo diferente, já que ele permite mais conteúdo em suas postagens, como textos grandes e bem elaborados, links para sites externos, vídeos curtos ou longos, transmissões ao vivo e claro, imagens.

Já o Youtube, também muito popular em todo o mundo, possui uma forma de comunicação através de vídeos, as interações por escrito são feitas através do campo de comentários. Um ponto positivo dos vídeos é que eles não possuem limites de duração, ou seja, pode ser um trailer (curta duração), informativo (média duração) ou aulas (longa duração).

Como ter sua clínica de odontologia bem vista nas mídias sociais?

Com a facilidade de comunicação que se possui hoje em dia, é muito importante que sua clínica odontológica esteja presente nas mídias sociais e seja muito bem visto. Já houveram notícias de grandes empresas que falharam nisso e perderam muito a credibilidade com seus clientes.

É muito mais fácil se adquirir seguidores do que mantê-los, principalmente quando falamos de comunicação digital, onde tudo ocorre de imediato. Qualquer falha na comunicação será crucial para a sua clinica de odontologia, tornando muito mais difícil de se obter a confiança de seu público novamente.

É altamente recomendado que seja realizado um investimento em uma empresa especializada em marketing digital. Desta forma sua companhia irá se preocupar apenas no seu crescimento, enquanto outra empresa irá cuidar de toda sua imagem na internet.

A ZMaximus possui anos de experiência com marketing digital e já possui clientes de diversas áreas, incluindo da saúde. Faça agora mesmo a sua clinica de odontologia ser conhecida em todas as mídias sociais, fale conosco e tire suas dúvidas.

Lynik Brito

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fale conosco por Whatsapp
Enviar mensagem por Whatsapp