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Marketing médico: está na hora da sua clínica faturar mais!

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Não importa se logo após a estruturar sua primeira clínica ou com anos de atendimento, chega um momento em que o número de pacientes parece manter uma média, ou pior, uma queda. Sente que tem passado por isso? Está na sua hora da sua clínica faturar mais usando as tecnologias e força de conversão do marketing médico

Chega uma hora que expandir se torna uma necessidade. Entretanto, muitos podem ser os desafios, entre os maiores, sem dúvidas, se encontra o de conseguir novos pacientes para sua clínica. Ainda se sente inseguro de como e onde investir para atrair mais pacientes? 

Venha com a gente e faça sua clínica aumentar o faturamento!

marketing médico

Marketing Médico e Publicidade nos dias atuais

Atualmente, torna-se muito possível expandir sua clínica ou marca pessoal com o uso dos canais digitais. O que antigamente parecia bem distante, “anunciar em um grande canal” como uma rádio ou empresa televisiva, hoje, se encontra extremamente facilitado e rentável, anunciar em grandes empresas como o Google, Instagram, YouTube…

Esqueça distribuição de folders nas ruas ou esperar que seus clientes venham de indicações. Você precisa ter acesso a um grande plano de marketing, que escale grandes estrategias rentáveis ao segmento de saúde. O Marketing Digital mostra grande eficiência na captação de novos pacientes para sua clínica, bem como fideliza aqueles que já foram.

Sua clínica não está na internet? E onde mais ela estaria? 

Canais digitais para conseguir clientes e aumentar faturamento

A escolha do seu foco e energia na atuação do plano de marketing médico, se baseia muito sobre quem é seu público-alvo, a sua persona, sua especialidade, sua área geográfica de atuação e poder de investimento. 

A partir do seu plano de marketing médico, será possível perceber quais canais digitais fazem mais sentido terem sua atuação. Mas, vamos a alguns dos canais digitais mais fortes do Planeta:

  • Google

  • YouTube

  • Facebook

  • Instagram

  • LinkedIn

  • Tik Tok 

Independente se você deseja um perfil comercial voltado para sua pessoa ou para sua clínica, é de grande importância marcar sua presença nesses canais, bem como aproveitá-los. Gerar autoridade para sua marca, aproximar-se de clientes, engajar através de determinados temas de sua área e, muito importante, fazer com que sua clínica consiga faturar mais. 

Estratégias de Marketing Médico

Já que falamos sobre “Plano de Marketing”, fica evidente de que cada negócio terá planos e objetivos bem diferentes, tanto quanto suas ações para alcançarem estes objetivos. Logo, nossa intenção neste tópico, será a de lhe dar bases sobre as possibilidades vindas desses canais digitais e como pode-se usar essas ferramentas para gerar mais clientes para sua clínica. Vamos lá? 

Marketing de posicionamento

Vocês já fizeram algum tipo de pesquisa na vontade de sanar uma dúvida, usando motores de busca como o Google ou nas redes sociais? A estratégia de Marketing Médico de posicionamento, nada mais é, do que combinar as pesquisas que seu público-alvo faz e se posicionar qualificadamente a sua espera. 

Imagine que você seja ortopedista, atenda no Rio de Janeiro e que seja especialista em cirurgia de ombros. Se posicionar a espera de determinadas palavras atrairá muitos clientes. Quer alguns exemplos? “Ortopedista para ombro no RJ”, “Ortopedista especialista em ombro”, “Como tratar dores no ombro”, “Médico ortopedista perto de mim”.

Para se posicionar no Google, você precisará de um site e boas otimizações com foco estratégico em SEO, podendo aparecer na rede de pesquisa. Para as mídias como YouTube, Face e Instagram, ter uma boa identidade visual, ter um cotidiano de postagens, um bom plano de gestão de mídia, entre outras técnicas de expansão, são pontos fundamentais para faturar mais com sua clínica. 

Tráfego pago para negócio local

Além do Marketing de posicionamento, que conta com grande capacidade conversiva e de expansão, mas, de certo modo, exige um prazo maior de espera até que esse posicionamento ocorra, você tem grandes chances de aumentar seu lucro na clínica investindo em tráfego pago. 

Sabe aquele marketing médico de posicionamento que falamos aqui em cima? Entenda que o tráfego pago lhe possibilita conquistar esse posicionamento através do mesmo. Plataformas como o Google, lhe possibilita anunciar para rede de pesquisa, para o shopping Google, para sites parceiros e muito mais. 

Já nas redes sociais, você pode investir em tráfego pago para atrair clientes, os alcançando através do Feed de Notícias, dos Stories, anúncios entre os vídeos da plataforma, entre outras.

O que precisamos entender, é que o tráfego pago, quando bem feito, gera o melhor CAC – Custo por Aquisição de Cliente possível dentro do Marketing Médico. Você precisa combinar um bom estudo de sua empresa, postagens atrativas e boa segmentação para encontrar seu público-alvo. 

Custo de aquisição por clientes para Clínicas e Médicos

Qual é seu custo por aquisição de cliente, hoje? A conta é simples: quanto você investe para cada cliente que adquiri algum serviço de sua clínica? 

Nos canais digitais, o CAC pode chegar a um grande volume de interessados e posteriormente, clientes, a baixos custos de investimento. Nós, da Zmaximus, já conseguimos alcançar custos como os de R$ 6,30 por lead e um CAC de R$ 10,70 por aquisição de um novo cliente. 

Agora, fazendo um calculo rápido, isso quer dizer que investindo cerca de 1200 reais para anunciar nos canais digitais, uma clínica pode alcançar, em média, um número de mais de 100 clientes novos.  

Marketing Médico: Google Meu negócio

Outra estratégia interessante, se faz criar o seu Google Meu Negócio, posicionando sua empresa no Google Maps, sendo possivelmente encontrada por pessoas que procurem por uma clínica na região. 

Site, Página de Captura e Página de vendas

Tudo dependerá de seu plano de marketing médico, objetivo e budget para investimento. Entretanto, independentemente, pensar em ter um site e uma página de vendas da sua clínica, se faz muito importante para aqueles que desejam fazer sua unidade médica faturar. Isso serve para médicos em geral, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas, dentistas, entre outras especialidades de saúde. 

Processo comercial 

Para terminar, vale ressaltar, que de nada adianta ter uma boa equipe de marketing médico digital fazendo um serviço de excelência e trazendo pessoas interessadas no serviço de sua clínica, caso a mesma, não tenha um bom processo e equipe comercial. Esteja atento no treinamento e técnicas de sua equipe de venda, isso também ajudará bastante no processo de maior lucratividade para sua empresa. 

Ficou com dúvidas? Deixe-nos um comentário ou entre em contato