fbpx

Marketing na área da saúde: um guia prático

Quando falamos sobre marketing na área de saúde, é importante ter em mente que construir estratégias para conquistar mais clientes e/ou pacientes precisa ser um trabalho cuidadoso, com paciência e muito estudo, principalmente acerca do código de ética do profissional da saúde e do regulamento que rege a publicidade e propaganda para determinado nicho.

Estratégias de marketing para médicos em início de carreira - HR Hospital

Qual é o foco do marketing na saúde?

O principal diferencial no marketing para setores de saúde (farmácia, consultórios médicos, clínicas, hospitais) é a necessidade de construir uma relação de confiança. Embora a conexão com o cliente seja algo importante para outros nichos, principalmente ao usar estratégias relacionadas à mídias digitais (Instagram, Facebook, Twitter, Whatsapp), a área da saúde se diferencia pelo trabalho de cuidado, garantia do bem-estar e qualidade de vida. 

Um serviço médico não se trata de algo apenas precificado, muitas vezes uma consulta, uma medicação ou uma cirurgia pode significar uma mudança valorosa na vida de um indivíduo.

Não se trata de romantizar a área da saúde, mas de compreender que não é igual a um supermercado, uma loja de roupas ou um salão de beleza. 

Por isso, o relacionamento com o cliente precisa ser priorizado. O paciente é, muitas vezes, responsável por realizar o melhor tipo de marketing: a indicação!

Quais são os benefícios para as empresas ou profissionais de saúde?

O marketing digital na área da saúde oferece a oportunidade de maior propagação de um conteúdo relevante, proporcionando mais informação ao seu público-alvo, gerando também confiança. Com esta visibilidade, o marketing de conteúdo possibilita que a empresa ou o profissional seja visto com uma autoridade do seu nicho, mostrando que domina o assunto e que seu serviço ou produto é devidamente fundamentado.

Além disso, o marketing digital garante a fidelização de clientes antigos devido a aproximação que as redes sociais asseguram. 

Como estabelecer uma estratégia de marketing coesa? 

Para ter uma estratégia de marketing digital coerente e embasada é preciso se atentar a 4 pontos:

  • Não tem como falar sobre marketing para a área de saúde sem se aprofundar no código de ética e outros regulamentos que conduzem o exercício de uma profissão. No caso de profissionais da medicina, você precisa estudar, principalmente, a RESOLUÇÃO CFM Nº 1.974/2011, que estabelece os critérios norteadores da propaganda em Medicina, conceituando os anúncios, a divulgação de assuntos médicos, o sensacionalismo, a autopromoção e as proibições referentes à matéria.
  • Uma estratégia sem objetivos e metas definidos não é uma estratégia. Isso precisa estar muito claro!
  • É imprescindível apontar quem é a persona do seu negócio e quem é seu público-alvo.
  • Quanto mais táticas digitais forem adotadas, melhor. Mas certifique-se do que você realmente dá conta de fazer inicialmente. Google My Business, Instagram, Facebook, E-mail marketing, Site e Blog são opções relevantes. 

Gostou do artigo? Deixe seu comentário! 

Daiane

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco por Whatsapp
Enviar mensagem por Whatsapp