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Marketing para clínica de transplante capilar

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Não me canso de ouvir de donos de clínicas de transplante capilar a seguinte frase: Ah, como eu queria ter esse conhecimento antes!

Devo investir em marketing?

A procura por uma agência de marketing acontece geralmente quando o empresário observa seus concorrentes aparecendo nas pesquisas do Google, na publicação patrocinada do Facebook e Instagram. O empresário se questiona primeiro a razão pela qual o concorrente começou a investir, afinal, será mesmo que funciona? No meu ramo sempre funcionou sem marketing, por que precisaria agora?

Ao observar o concorrente com a agenda cheia, com o valor da consulta mais caro, se questiona novamente: Como é possível? O que ele está fazendo?

É muito comum empresários procurarem agência de marketing quando percebem que estão ficando para trás, é natural e isso não deve te deixar desesperado, muito pelo contrário, antes agora do que mais tarde. Você tomou ciência de que se seu concorrente investe em marketing, você deveria estar investindo também, no mínimo. E então você me pergunta: Mas como eu devo começar? Não entendo nada de marketing digital para clínica de transplante capilar.

Não precisa sentir que ficou para trás, por mais que de fato seus concorrentes estejam na frente, é possível que eles não estejam tirando o máximo proveito dos anúncios. 

Clínica de transplante capilar jogando dinheiro fora

Eu vejo diariamente empresas gastando dinheiro e energia em canais de oportunidade, por não se atentar a simples detalhes acabam deixando dinheiro na mesa e é aí que eu te dou uma ótima notícia: É possível ultrapassar seus concorrentes se fizermos a estratégia correta, a estratégia otimizada o suficiente para deixar para trás outras clínicas de transplante capilar.

Para tudo tem o primeiro passo é a partir de agora você vai entender um pouco do potencial que você pode aproveitar e principalmente, como iniciar esta empreitada.

Pode parecer complexo o que você vai ler a partir daqui, mas para uma boa agência de marketing, elaborar uma estratégia e executá-la é algo natural, pois fazemos isso todos os dias para os mais diversos segmentos. 

Particularmente nós da ZMAXIMUS temos grande experiência no segmento de clínica de transplante capilar, trabalhamos com clientes deste nicho há mais de 13 anos e contribuímos com mais de 6 milhões de reais anualmente. Sim, é incrível. Hoje gerenciamos um volume de verba de mídia de mais de cento e setenta mil reais por mês e obtemos um ROI surpreendente a cada mês.

Você deve conhecer as oportunidades existentes no mercado, as oportunidades que você pode estar deixando na mesa. 

Canais de oportunidade para sua clínica de transplante capilar

Elas são:

  • Google
    • [Mídia paga] Google Search
    • [Mídia paga] Google sites parceiros
    • [Mídia orgânica] Google Search
  • Instagram
    • [Mídia paga]
    • [Mídia orgânica]
  • Facebook
    • [Mídia paga]
    • [Mídia orgânica]
  • Facebook Grupos
    • [Mídia orgânica]
  • Linkedin
    • [Mídia paga]
    • [Mídia orgânica]
  • Tiktok
    • [Mídia paga]
    • [Mídia orgânica]
  • Youtube (Melhor dica disparada!)
    • [Mídia paga]
    • [Mídia orgânica]

Não se assuste caso você ainda não participe de nenhuma destas oportunidades, o importante é começar. A seguir vou comentar sobre cada uma destas oportunidades e você vai entender qual é a melhor plataforma para iniciar, qual plataforma de mídia pode te dar o resultado mais rápido e assim te incentivar a investir mais em marketing digital.

Antes de destrincharmos todas estas oportunidades, é importante você entender as diferenças entre Mídia paga e Mídia orgânica.

Minha empresa deve investir no Tik Tok?

Tráfego para clínica de transplante capilar

Mídia paga basicamente é todo o conteúdo gerado e impulsionado por dinheiro para que seu conteúdo seja entregue para mais pessoas. Segmentando por público, comportamento e localização. A mídia paga é importante para potencializar o alcance e te gerar retorno mais rápido, com anúncios é possível ver sinais de resultado nas primeiras semanas. Digo sinais porque para ser um resultado é preciso que o paciente feche o procedimento com você e este processo sabemos que leva semanas para a tomada de decisão. Veja abaixo alguns exemplos de mídia paga:

tarnsplante capilar google
Exemplos de mídia paga: Anúncios no Google Search.
Exemplod e anúncios de transplante capilar no instagram e facebook
Exemplo de anúncios orgânicos no google search de transplante capilar

Mídia orgânica para clínica de transplante capilar

Mídia orgânica é todo conteúdo gerado e publicado sem interferência de impulsionamentos com dinheiro, isto é, sem investir dinheiro e também sem segmentar público, pois a segmentação funciona por meio da relevância que o Google define em seu algorítmo. Diferente da mídia paga, a publicação orgânica fornece um retorno a médio para longo prazo, isso quer dizer que é necessário esperar meses até que você acumule audiência suficiente para gerar um buzz relevante recorrente. A grande vantagem da mídia orgânica é que cada ação que você faz hoje, tem efeito a longo prazo. Quero dizer que se você publicou algo nas mídias sociais ou um artigo no seu blog, um vídeo no youtube, este mesmo conteúdo pode ser consultado por pessoas interessadas meses e anos depois. Imagina se você tivesse iniciado o trabalho de marketing há 2 anos por exemplo, hoje teria um acúmulo de audiência impressionante.

exemplo de anuncios organicos no google search de transplante capilar
Exemplo de anuncios organicos no google search de transplante capilar

 

 

Eu poderia detalhar muito mais as vantagens da mídia paga e mídia orgânica, mas vou deixar esse papo para um próximo artigo. 😉

Vamos agora aos canais de oportunidade:

Clínica de transplante capilar: Como investir em Google

Você pode investir em anúncios de texto no Google Search pagando em média 0,80 centavos por clique. A vantagem em utilizar anúncios no Google consiste no intuito dos usuários da plataforma. Em maioria as pessoas que buscam algo no Google estão intencionadas a comprar ou conhecer algo. Imagine um anúncio de transplante capilar aparecer para quem busca por “transplante capilar na cidade de são paulo”, nós dois concordamos que esse anunciante tem uma grande oportunidade de ter resultados, não é mesmo? Há um cuidado a considerar na hora de anunciar no Google é de negativar palavras chave como “transplante capilar barato”, “transplante capilar grátis” que podem esgotar todo seu dinheiro rapidamente, por isso é importante contratar uma agência de performance com experiência.

Há uma oportunidade em sites parceiros do Google, este consiste em aparecer em sites que utilizam anúncios do Google para se remunerar, geralmente sites de notícias e é um excelente campo de oportunidade para você fazer remarketing e perseguir com seus anúncios, pessoas que já tiveram algum tipo de interação com você através das mídias sociais e site.

Existe a oportunidade orgânica de você gerar conteúdos relevantes em um blog ou area de notícias do seu site e o Google entender que seu conteúdo merece ser visto por mais pessoas. Um cenário legal de se imaginar é quando uma pessoa busca por “transplante capilar qual o preço” no Google, ela entende que empresas pagam para aparecer primeiro e não necessariamente é o melhor resultado, então ela pula esses anúncios pagos e considera apenas os orgânicos. Isso de fato acontece quando o usuário considera que o Google vai ter a responsabilidade de entregar melhor conteúdo no orgânico do que no pago (que pode ser manipulado pelo leilão das palavras-chave). Neste caso o resultado na busca orgânica será mais assertivo.

E como aparecer nas buscas orgânicas?

É muito simples, mas nem sempre é fácil. O algoritmo do Google considera uma infinidade de parâmetros para determinar se seu site é relevante ou não para aquela pesquisa, elas são: Qualidade do conteúdo, riqueza de detalhes, diversificação de conteúdos (foto, vídeo e referências), sites que linkam para este artigo recomendando-o, formatação de estrutura do site adequada às diretrizes do Google e muitas outras, além desse algoritmo está em constante atualização. O que você precisa entender é: Crie conteúdos de valor, que as pessoas queiram ver, que entregue algo a elas, que elas sintam vontade de compartilhar. Não parece ser uma tarefa fácil, eu sei, mas para nós que trabalhamos com isso diariamente é algo muito satisfatório de fazer.

Clínica de transplante capilar: Como investir em Facebook e Instagram

Este é um caminho que a maioria das empresas iniciam suas atividades no digital, ouço com frequência inclusive empresários dizendo que com um perfil no Instagram você não precisa mais de site e de estar em nenhuma outra plataforma social. Posso ser sincero com você? Este é um caminho ruim, começar pelo Instagram não é o que recomendamos para você ter resultado, não com ele sozinho.

A plataforma do instagram é atualmente a mais difícil de engajar, de crescer organicamente e principalmente, de alcançar alto número de pessoas, isso porque o Instagram consiste em uma plataforma de relacionamento e quando você inicia e naturalmente não tem relacionamento, a entrega vai ser quase nula. Considere também que mesmo com um engajamento incrível, o instagram entrega suas publicações para menos de 3% dos seus seguidores.

Vamos esquecer o Instagram? Não mesmo, mas vamos usar da maneira correta. Ter um instagram é premissa, crie um bem bonito, coloque os dados da sua clínica, o porquê de vocês fazerem o que fazem, link do seu site, telefone, contrata um social media para fazer uns posts legais com a foto dos especialistas, do consultório, de pacientes e pronto. Segue uma recorrência de publicações, principalmente de pacientes. Explique cada procedimento, mostre o acompanhamento de resultados como por exemplo: 3 meses, 6 meses, 1 ano, 2 anos. Busque no google “dúvidas transplante capilar” e crie posts respondendo todas estas perguntas. Maravilha, agora você tem uma linha editorial por pelo menos um ano.

Com o Instaram bonito e atualizado, você precisa executar estratégias de vendas, que atrairão pacientes para sua clínica de transplante capilar. Agora você pode criar anúncios dentro do Instagram e Facebook para alcançar mais pessoas. Selecione seu bairro, pessoas com interesse em cabelo, transplante capilar, bairros vizinhos. Não limite apenas para homens e aqui vai uma dica de ouro: As mulheres são as que mais decidem sobre o transplante capilar no Homem, então não exclua elas do algo dos anúncios. O poder aquisitivo não precisa ser super algo, visto que há diversos preços e formas de pagamento, a não ser que sua clínica atenda o público de classe mais alta e que seu preço seja acima da média da sua cidade.

A partir daqui tem muito o que fazer ainda, é preciso otimizar a campanha, criar teste a/b, investigar concorrentes e etc.

Clínica de transplante capilar: Como investir em Linkedin

Você pode não lembrar dele, mas Linkedin é uma plataforma que só cresce e contempla uma assertividade incrível. É possível anunciar publicações para que seja entregue para mais pessoas, ams eu não iria para este caminho. Aproveite que você já está criando conteúdos para seu site/blog, poste no Linkedin também. Crie um perfil profissional para sua clínica, atualize o seu perfil pessoal e publique em nome da Clínica. Confie em mim e me agradeça meses depois.

Clínica de transplante capilar: Como investir em Tik Tok

A famosinha da praça, a rede que muitos torcem o nariz e acham que só tem dancinhas e crianças por lá. Eu só posso te dizer que esse é um grande engano. Tik Tok tem sim suas peculiaridades, mas é a rede social que usa um algoritmo de alto nível que utiliza parâmetros completamente diferentes dos concorrentes, tanto que desperta a atenção e deixa o time do Instagram desesperado. Enquanto o Instagram utiliza algoritmos de relacionamento, o Tik Tok utiliza o algoritmo de recomendação. Este último que permite pessoal estourarem em poucos dias.

Recomendo sim que você entre no Tik tok, porém com o cuidado em produzir conteúdos com o jeitinho da plataforma. Pode ser sério, pode gravar em selfie, não precisa usar filtros, não precisa ser algo super elaborado e prepare um conteúdo de valor, um conteúdo que nos primeiros segundos vai despertar a curiosidade e nos últimos vai fazer a pessoa sentir vontade de compartilhar.

Experimente, crie conteúdo com regularidade e depois me conte o resultado.

Clínica de transplante capilar: Como investir em Youtube

Deixei para o final a melhor oportunidade a longo prazo que você poderia ter. Nesta plataforma, você não só atrai o público que busca pelo que você oferece como também aumenta a percepção de valor da sua clínica de transplante capilar.

Sabe quando as pessoas vão até sua clínica e questionam o valor da consulta? Com o Youtube você consegue criar uma conexão tão forte com o espectador que ele tende a entender que seu serviço vale o que vale, isso é percepção de valor sobre o que você oferece.

Criar conteúdo no Youtube permite ter tanta proximidade com o usuário que ao chegar em seu consultório, ele já entende o tipo de profissional que você é, a qualidade dos seus equipamentos, o nível de conhecimento que você possui e principalmente, já tem a maioria das dúvidas sanadas a única razão pela qual ele foi até você é a confiança, ele não vai ter a segurança de realizar o procedimento com outro médico que não seja você.

E como criar conteúdo para o Youtube?

Basicamente, você precisa de um tripé para encaixar seu celular, um microfone de lapela para melhorar a qualidade do som e gravar vídeos de 5 a 10 minutos. Busque no Google as principais dúvidas quando procurar por transplante capilar, responda as perguntas como se estivesse em uma consulta e publique de duas a três vezes por semana, sempre no mesmo dia e mesmo horário. Faça com regularidade e responda os primeiros comentários que receber. A partir de 6 meses aproximadamente você verá o reflexo.

Temos clientes que geram conteúdos há mais de dois anos e um deles disse que 60% dos pacientes dele vem do Youtube, agora você imagina se ele não tivesse esse canal no Youtube, estaria com 60% menos pacientes.

Conclusão

Para finalizar este longo conteúdo, reconheço que não é algo fácil, rápido e prático, mas acredito que com uma equipe eficiente, que faça isso todos os dias, é possível e acessível obter ganhos duradouros e mais rápido do que você imagina.

Se sua empresa não está crescendo, ela está morrendo. Entenda como o marketing não é só importante para seu negócio, mas é tão essencial quanto o oxigênio.

Temos uma equipe fora da curva, comprometida com cada cliente que é apaixonada pelo que faz. Deixo o convite para conversar com nossa equipe para traçarmos a melhor estratégia para você.