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Marketing para dermatologistas e clínicas de dermatologia – Como vender mais?

Nessas últimas semanas se tornou recorrente a maneira com que foi nos pedido ajuda sobre qual é a melhor maneira para que dermatologistas trabalharem o marketing digital em suas clínicas. Será que vale a pena? E se vale, quais as melhores plataformas e estratégias usar? Esse é o intuito do nosso artigo de hoje.

A globalização e o Mundo digital realmente gerou alto reflexo nas diversas maneiras de trabalho, recreativo, entre outros pontos de relação em todo o Mundo. Como se manter atualizado dentro dessa nova perspectiva? É possível usar o marketing digital para expandir uma clínica de dermatologia?

Para além dessas respostas, apresentaremos maneiras inteligentes de você trabalhar marketing digital para dermatologistas!

Identidade, autoridade e aproximação no marketing para clínicas dermatológicas

Dentro do marketing digital, você precisa ter alguns pontos importantes se quiser gerar tráfego, clientes e reconhecimento. Tudo isso é possível, mas terá de ser feito um trabalho com ótimas estratégias.

Levantaremos três pontos básicos, se vocês quiserem de fato, fazer a diferença no marketing para dermatologia. Aqui estão eles:

  • Identidade

Você precisa ter uma identidade se quiser obter sucesso no marketing para dermatologia. Você pode criar sua identidade, a partir de mídias sociais, blog e principalmente um Site. Com todos esses aparatos, seus clientes e usuários vão notar uma forte identidade.

  • Autoridade

Você iria operar, por exemplo, em um hospital ou fazer o procedimento clínico que não conhece? Com poucas informações, nenhum reconhecimento ou casos de sucesso? As pessoas precisam entender sua autoridade na Internet, para assim contratar seus serviços. Autoridade é gerado a partir de conteúdos de qualidade, vídeos explicativos, plataformas profissionais e conhecimento.

  • Aproximação

Quando você posta sobre as dores de seus clientes, mostra de diversas maneiras, tratam sobre temas necessários, problemas e suas possíveis resoluções. Tudo isso gera uma aproximação fundamental de seu cliente para sua equipe. Mostre a dor de seu público, produza maneiras de mostrar para ele que você sabe tratar disso e pronto! Ele te escolherá.

Com essas três bases, vocês estará de fato, iniciando bem uma produção de marketing para dermatologistas.

Quais mídias sociais usar para divulgar meu serviço?

Suas mídias sociais serão a maneira mais possível e concreta de se aproximar do seu público-alvo. São nas redes sociais que as pessoas estão diariamente. É importante ocupar esses espaços com qualidade, gerando exatamente o que citamos acima: Identidade, autoridade e aproximação.

  • Facebook

O facebook ainda continua sendo a melhor maneira de vender na internet, seja idéias ou serviços. Faça postagens de qualidade, use vídeos, imagens e sua plataforma em pouco tempo será um espaço influente para entender, debater e perguntar sobre o tema.

  • Twitter

O Twitter é um ótimo espaço. Trabalhe frases de gatilho mental, levante as possíveis dores, soluções, porém, mais que isso. Vá adiante e faça as pessoas refletirem em temas delicados ou evitados. E o melhor? Tudo isso de maneira direta e para um público não tão técnico sobre o assunto.

  • Instagram

Concentrando um público mais jovem, o Instagram é o presente e o futuro das redes. Ferramentas como os Stories, posts de imagens e frases reflexivas. Traga o seu público-alvo para conhecer seu cotidiano, o profissionalismo e a simpatia de suas clínicas. Seja direto! Ninguém quer enrolações em redes sociais.

O instagram possui uma peculiaridade, pois possui públicos distintos dentro dentro da própria rede. Estou falando das publicações na timeline, stories e IGTV. Estudos comprovam que o público que acessa seu storie é diferente do que consome conteúdos da timeline e que por sua vez é diferente do público que consome o IGTV, então aproveite e explore os três canais.

  • Linkedin

O Linkedin é uma maneira mais profissional de se comunicar. Você encontrará lá, um contato mais direto com empresas e instituições. Use esses espaços para não só ganhar autoridade com estas empresas, mas também, quem sabe não consumir produtos mais baratos e até mesmo captar clientes e massa.

  • Youtube

O Youtube hoje é o segundo site mais acessado no mundo. Só perde para o google, mas isso não é uma desvantagem considerando que os vídeos do youtube são exibidos nas buscas do google.

Uma estratégia de ouro que os Brasileiros estão aprendendo agora é criar vídeos respondendo perguntas. Isso não só cria autoridade para você ou para sua clínica, como também ajuda a ser encontrado, aumentando ainda mais sua cobertura social.

Publicação patrocinada

Em todas essas mídias sociais é possível patrocinar sua publicação e fazer a mesma ser alcançada pelo seu público alvo. Esta estratégia se chama “segmentação” e serve justamente para você selecionar quem você gostaria de comunicar, desta forma sendo mais eficaz, tendo mais resultado e o melhor de tudo, gastando menos.

Faça sua publicação ser alcançada pelo seu público alvo: pessoas que procuram tratamentos para melasma, alopécia, dermatite, peeling facial, microagulhamento, preenchimento e muito outros.

Vale a pena fazer um site para mim ou minha clínica?

Com tantas redes sociais, vale a pena ter um site? Sim, sem dúvidas, mas com outra estratégia! Se você quiser caminhar mais que seus concorrentes, vá além. As mídias sociais são importantes, mas um site passa pontos que não se gera apenas com redes sociais. Já parou para pensar nisso?

Quando você vê apenas perfis em Facebook ou instagram, aparenta ser um espaço menos profissional que um site. O site te trará, além de profissionalismo e autoridade, maneiras excelentes de fazer propaganda de sua clínica e também mostrar como você está à frente de espaços de dermatologistas que só tem redes.

Com um site você poderá aparecer na maior plataforma de pesquisa do mundo, o site mais acessado do mundo: Google. Quer forma melhor de se atrair clientes?

E o melhor de ter um site eu ainda não te contei! Mas conto agora:

Já ouviu falar em remarketing? Sabe quando você busca por um produto e acaba parando em uma loja virtual ou em um site como o mercado livre e depois o produto que você pesquisou fica aparecendo em todos os sites que você visita inclusive no facebook e instagram?

O remarketing entende que você acessou se interessou em um produto e o vendedor faz um entrelaçamento de remarketing com todas as mídias sociais.

Vou mostrar como funciona na prática:

Digamos que uma pessoa acesse a página sobre peeling facial do seu site e após a pessoa sair do site, ao visitar sites como facebook, app instagram ou youtube, aparece sua publicação do peeling facial. Essa estratégia tem algumas vantagens:

  • Se tornar memorável. Não permitir que o visitante esqueça de você.
  • As vezes ele está pesquisando para comprar na próxima semana ou mês, então você vai querer estar presente aos olhos dele.
  • O visitante está fazendo uma pesquisa de vários profissionais, mas como você aparece mais vezes para ele, condiciona o visitante a te escolher.

A importância do Blog

Uma das maneiras mais recorrentes das pessoas buscarem respostas para todo tipo de pergunta, é no google. Você acha que na área de dermatologia seria diferente?

Usar um blog para seu site, permite que você dispute posições no Google. Para isso, você precisará produzir conteúdos de extrema qualidades (Falaremos disso logo abaixo), qualificar a experiência do usuário em seu site, entre outros. Isso é o que chamamos de tráfego orgânico.

Você não precisará pagar, para estar no topo das pesquisas referentes a seu público-alvo e seu nicho. As postagens no blog, levará você a conseguir a maioria das questões que tratamos acima: Autoridade, identidade, aproximação, tráfego e conversão.

Conteúdo: Qualidade para obter retorno

Aqui está uma das peças mais fundamentais quando se trata de marketing digital. O conteúdo qualificado, te trará todo o espaço que você está procurando. O conteúdo faz com que traga para sua plataforma, a maior estratégia de marketing digital usada ultimamente: É o que chamamos de Inbound Marketing.

O Inbound marketing acredita não mais na ida da empresa até seus clientes, mas sim, de seus clientes encontrar através de conteúdos, a sua empresa. Isso é genial e tem trago imenso retorno por todo o Mundo.

Algumas das maneiras de você gerar essa troca, entre conteúdos, tráfego e conversões será através de:

  • Artigos para blog
  • E-books informativos
  • Postagens em mídias sociais
  • Podcast com temas relevantes

Vídeos e imagens: A diferença na captação

Os vídeos são ótimas maneiras de prender a atenção de seu cliente. Você está trafegando na internet, acha um vídeo interessante e usa minutos o assistindo! Se púbico-alvo também age dessa maneira. Use vídeos para gerar tráfego e conversões.

  • Youtube

O youtube, para além de algumas outras plataformas, se mostra como um espaço sem igual. Além de ser um dos sites mais acessados do Mundo, o youtube traz consigo uma maneira de visualizações em massa, plataforma acessível e de custo zero para quem sobe vídeos por lá.

SEO: O tráfego orgânico do Google

O SEO, apesar de ainda desconhecido no Brasil, são as práticas necessárias para com que você se posicione bem no Google. Search engine optimization, nada mais é do que vocÊ mostrar aos algoritmos do Google, que merece aparecer como resultado para diversas pesquisas relacionadas com seu nicho.

Algumas das  práticas de otimização são:

  • Backlinks; Link building
  • Plataforma responsivas
  • otimização para smartphones
  • anéis de autoridade
  • On-page (mudanças em seu site e blog)
  • Off-page (Conteúdo de qualidade)

De certo, existem tantas outras questões que levantam sua moral com o Google (mais de 200), achamos justo citar as principais.

Tráfego Pago: A segmentação de bons anúncios

Uma das maneiras que se tem de também gerar tráfego e conversões no Mundo digital, são as campanhas de anúncios. Nada mais é, que pagamentos para aparecer em posições privilegiadas para certas pesquisas no Google, expandir suas postagens nas mídias sociais e por aí vai.

O ponto mais interessante dos anúncios, é que estas plataformas lhe permitem ter uma excelente segmentação de seu público, aumentando suas chances de conversão.

Por fim, ficou evidente com nosso bate-papo, a necessidade de expandir sua clínica com marketing digital. Lembre-se dos pilares: Identidade, autoridade e aproximação. Use as mídias sociais a seu favor. Tenha site e blog. Se possível, produza vídeos. Aposte em SEO, é um grande investimento. Campanhas pagas podem lhe ajudar a segmentar seus pacientes.

Quer saber como expandir sua clínica para dermatologia através do marketing? Fale conosco!

Igor Medeiros
Graduando de Pedagogia na Universidade Federal Do Rio de Janeiro. Produz Artigos sobre como a internet pode ser útil para seu negócio. Trabalha com o objetivo de fazer diferença na geração em que vive.

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