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Marketing para médicos: Como destacar seu perfil e se tornar referência na área

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Após tantos pedidos, resolvemos falar de um segmento cada vez mais necessário: marketing para médicos. Com a popularização das tecnologias e a expansão dos canais digitais, a importância de estar presente como profissional nas redes sociais se torna imprescindível, não só aumentando sua cartela de clientes, como o custo por hora e sua marca, seja o nome de médico, da clínica ou até do hospital. 

Seja pelos hábitos do seu público-alvo estar mudando ou pelas campanhas de publicidade se tornarem cada vez mais caras e menos efetivas, dia após dia o marketing digital se torna atrativo e rentável. Com ótimos resultados a curto prazo e um custo bem acessível, o outbound marketing vem dando espaço para o inbound marketing, onde não mais se corre atrás do cliente, mas sim, trabalha-se por um posicionamento que faz o seu cliente lhe encontrar.

Ainda não entendeu muito bem? Venha conosco e descubra grandes orientações sobre marketing para médico! 

Inbound Marketing para Médicos 

O outbound marketing passa a se tornar cada vez menos atrativo com a chegada da internet. Anunciar em rádios, televisões e outdoors conta com determinada eficácia, mas ainda assim, passa longe de ser a melhor possibilidade para conseguir “vendas”. 

Vamos a um teste rápido? Supondo que você pagou para determinado anúncio aparecer no intervalo de uma novela das oito… Irá aparecer para um enorme número de pessoas, certo? A pergunta que fica é: Quanto custaria para aparecer para um número grande de pessoas que talvez não estejam realmente interessados em seu produto? Caro.

Já nos canais digitais, sejam pelas redes sociais ou plataformas de pesquisa como o Google, o paciente encontrará o médico dele e não ao contrário. Para esse encontro acontecer, o profissional da saúde terá que ter feito um bom marketing para médico. Dessa forma, ao pesquisar na internet, o seu paciente poderá lhe encontrar e fechar uma consulta.

Mas será viável fazer marketing para médico? Vamos a algumas rápidas orientações! 

Médicos: criando identidade na internet

O primeiro passo para tornar possível um marketing para médico bem feito que atraia clientes, é gerar sua identidade na internet: um nome profissional para sua marca médica, um logotipo e paleta de cores que combinem com sua especialidade, toda essa combinação imagética deverá ser sugestiva ao seu segmento. 

Respeito, credibilidade, profissionalismo, qualidade, conhecimento, conforto, confiança … Essas são algumas das sensações necessárias para se sentir ao olhar a identidade de um profissional de medicina que deseja fazer marketing para conseguir mais pacientes ou pacientes que pagam mais caro.

Médicos: como gerar autoridade, aproximação e conversões nos canais digitais

Gerar autoridade, se aproximar do seu paciente e gerar consultas ou exames, vai além de se ter uma boa imagem gráfica no mundo digital. Algumas das ações que podem ser feitas, está exatamente em publicar conteúdos atrativos, educativos, curiosos, que encerrem dúvidas, que gerem admiração, que demonstrem conhecimento sobre a área de atuação e por aí vai…

Com essas ações, sua marca ficará cada vez mais em expansão rumo ao seu público-alvo, já que seus conteúdos estão intrinsecamente interligados. Mas, se meu cliente estiver me procurando na internet, como fazer marketing para médicos de maneira a conseguir pacientes? 

Existem duas maneiras de conseguir isso, com tráfego orgânico e tráfego pago. Vamos entender um pouco melhor logo abaixo! 

Tráfego orgânico para Médicos conseguirem clientes nos canais digitais

O tráfego orgânico é disponibilizado de maneira gratuita por algumas plataformas digitais, em sua maioria, redes sociais, mas não apenas. Imagine que um paciente pesquise no Instagram ou até mesmo no Google, “médico para artrite” e este termo combina exatamente com sua especialização profissional… Tendo um bom marketing para médico, você conseguirá ter bons posicionamentos para os termos em que você mais encontrará resultados. 

Para conseguir resultados com tráfego orgânico, seja através de seguidores que assistem seus stories, feed ou reels, seja aquele paciente que lhe buscar no Google, precisará de toda uma estratégia de marketing para médico, gerada a partir das suas especialidades e desejos. 

Tráfego pago: anúncios para Médicos conseguirem pacientes na internet

O tráfego orgânico não é a única maneira de se tornar visível para seus pacientes. Um bom marketing para médicos também exigirá estratégias que passem por anunciar em plataformas digitais. 

A segmentação dessas campanhas de anúncios pagos são tão poderosas, que trazem possibilidades como escolher geograficamente onde seu anúncio aparecerá, quais hábitos o público-alvo deverá ter, quais termos de pesquisa, que horário aparecer, quanto gastar por dia e muito mais.

Estamos falando de conseguir chegar ao seu público-alvo de maneira totalmente potente e efetiva. Anúncios pagos fazem com que você apareça para seu paciente, exatamente na hora que ele precisa de um médico com suas especialidades. Pensa em fazer marketing para médico? Anunciar na internet é fundamental. 

É imprescindível ter uma estratégia bem consolidada para gerar resultados efetivos de marcações de consultas, expansão da marca, autoridade do médico e muito mais. Não sabe onde anunciar para médicos? Veja abaixo! 

Marketing para Médicos: Onde anunciar? 

Tudo dependerá de quais são suas estratégias, metas e área de atuação para saber exatamente quais canais digitais são mais rentáveis de se anunciar. Veja algumas opções:

  • Facebook Ads

  • Google Ads 

  • Tik Tok Ads 

  • Linkedin Ads

Por fim, tornou-se visível a importância do marketing para médicos, considerando os dias atuais. Com uma média de uso diário de 4 horas usando a internet, o brasileiro é um dos países com mais presença nos canais digitais. Não perca a oportunidade de se posicionar na internet usando técnicas de marketing para médico, fomentando a possibilidade de conseguir mais ou melhores pacientes. 

Ficou com dúvidas? Deixe-nos um comentário! Será um prazer responder a todos!