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Marketing para Médicos – Dicas para construir sua autoridade digital na saúde

Estar presentes nas mídias digitais é uma forma de ir além em sua atuação profissional. Já é provado que, através de uma estratégia bem realizada com a ajuda do marketing, é possível construir um caminho de autoridade, alcance de marca e referência em sua área de atuação médica, seja qualquer seguimento como, dermatologia, cardiologia, nutrição, pediatria, ortopedia. odontologia e etc. Quando estamos também no digital atraímos uma gama maior de público.

Mas antes de tudo saiba que é preciso seguir as éticas trabalhistas sobre propaganda em medicina:

No caso de profissionais da medicina, você precisa estudar, principalmente, a RESOLUÇÃO CFM Nº 1.974/2011, que estabelece os critérios norteadores da propaganda em Medicina, conceituando os anúncios, a divulgação de assuntos médicos, o sensacionalismo, a autopromoção e as proibições referentes à matéria.

Então o primeiro passo é estudar essa resolução para não comprometer sua carreira. Você pode contratar um social media que conheça bem essas regras para te auxiliar.

Construa a jornada do paciente através de assuntos-chave.

Você pode começar perguntando-se quais são as principais dúvidas e dores do seu paciente. Quando você entende o que as pessoas buscam, você cria uma estratégia de marketing focado em conteúdos que atraiam as pessoas certas até você. Quanto mais você resolve um problema que esse público possui, mais autoridade e confiança você constrói junto a eles.

É importante deixar claro; o profissional da saúde não deve levar essa estratégia como uma substituição da consulta. É sempre recomendado que ele faça isso com responsabilidade e sempre deixando claro que é preciso consultar um médico primeiramente.

Saiba mais sobre marketing de atração.

Use as mídias sociais

As mídias sociais serão um veículo precioso para construir sua autoridade na área. Use-as em seu máximo potencial. Trabalhe sua imagem pessoal, transpareça como você quer ser visto e fale sobre os principais assuntos de sua área médica. Cada rede social tem sua vantagem, então procure estar naquelas que você mais encontra seu público. Por exemplo, Facebook e Instagram contam com mais de 70 milhões de usuários só no Brasil. São ótimas plataformas para encontrar pessoas e construir relacionamento de confiança com seu público.

O YouTube é interessante, pois é usado como um mecanismo de busca igual ao Google. Vamos supor que você seja uma dermatologista e uma das principais dúvidas buscadas sobre sua área é ‘como acabar com as rugas’. Você pode criar vídeos com conteúdo mais detalhado sobre o assunto ‘rugas’ dando dicas de cremes, massagens, remédios naturais etc. O YouTube é um ótimo lugar para ser encontrado e geralmente é o canal principal de muitos profissionais da saúde.

Tenha um site otimizado

O site é um dos recursos digitais mais comuns e ainda de grande importância. Ele funciona como um cartão de visitas onde você carrega todas as suas informações de contato, mostra os valores do seu trabalho, e pode servir como uma espécie de currículo para médicos.

Quando temos um blog vinculado a um site, as chances dele aparecer organicamente no Google aumentam. No blog você cria conteúdo sobre sua área e pessoas que buscam sobre o assunto acabam esbarrando em seu site.

Não é tão simples assim aparecer na primeira página de primeira, por isso é importante ter uma página otimizada e com os mecanismos do SEO funcionando corretamente para garantir o sucesso do seu site.

Se for o caso, peça ajuda de um profissional para ajudar nessa estratégia.

Tenha um produto para vender

Você pode achar estranho essa parte, entretanto ter algum tipo de produto para vender é uma ótima estratégia para o marketing médico. Podem ser suplementos naturais, cremes, massageadores, livros, ou seja, qualquer tipo de produto. Caso não queira investir em produtos físicos, podem ser e-books com dicas de saúde, cursos on-line, palestras e por aí vai.

Mas qual a vantagem de me tornar um vendedor de produtos?

  • Abrir mais possibilidade de renda
  • Alcance mais amplo de pessoas
  • Parcerias com outras empresas
  • Comodidade do virtual
  • Construção de autoridade na internet

Para auxiliar em vendas de produtos é importante ter uma estratégia sólida de marketing para orientar seu público a comprar de sua marca.

A Zmaximus conta com profissionais preparados para juntar todas essas estratégias de marketing médico dentro das resoluções do CFM. Caso você seja um médico e queira saber mais como construir essa jornada, fale conosco.

Cindy

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