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Marketing para nutricionista – Como fazer?

Muitas pessoas nos procuram com um objetivo em comum: Como fazer um bom marketing digital, voltado para a área de nutricionistas? Não existe uma grande fórmula mágica e essa é a primeira coisa que você deve saber! Mas acredite! Existem diversos caminhos que farão seu negócio expandir. Existem diversas estratégias voltadas para o marketing de nutrição.

Trabalho duro e estratégias bem segmentadas! Não importa se você tentará fazer o marketing para nutricionistas você mesmo, se contratará uma boa consultoria ou pagará por uma agência especializada. Nosso artigo de hoje, tem o objetivo de te dar um acúmulo fundamental para entender as bases do marketing digital voltado para nutricionistas.

Vamos lá!

Identidade, autoridade e aproximação

Uma das tríades mais significativas no marketing digital, pode se dizer que é a conquista de autoridade, a importância de se gerar uma identidade e a tão falada aproximação, de sua marca para com seu público.

Entenda por que é necessário ter uma base forte formada pela tríade citada acima:

  • Identidade

Na realidade, gerar uma identidade é fundamental em qualquer segmento. Logotipo, nome da clínica, design bem feito e por aí vai. A identidade de sua clínica de nutrição será o primeiro passo a se construir na grande caminhada até a expansão e sucesso. A identidade de sua marca é como  se fosse a primeira impressão a se passar para seu tráfego.

  • Autoridade

Ninguém consegue autoridade e reconhecimento de um dia para o outro. No marketing digital, não seria diferente. Sua marca digital precisa de toda a informação de você e sua equipe, exposta para seu tráfego.

Não estamos falando de termos técnicos. Estamos falando de vídeos sugestivos de boas práticas, conteúdos informativos, imagens explicativas e até mesmo aquela frase de auto-ajuda. Dessa maneira, além de seu público-alvo perceber sua autoridade, gerará o que chamamos de “aproximação”.

  • Aproximação

Aproximação, vem a partir do maior contato de qualidade possível com seu tráfego. Seja por vídeo o conteúdo escrito, foque em qualidade e equilibre-se na quantidade. Não há  uma fórmula de bolo. Não seja chato e oportunista, mas saiba dialogar com as dores de seu cliente. Isso gerará aproximação com sua marca.

Mídias sociais

Aqui está uma das melhores armas do marketing digital. As mídias sociais são extremamente usadas em todo mundo. Engana-se você, se achar que trata-se apenas de momentos recreativos. As plataformas sociais são um dos meios que mais vendem Brasil afora.

Vamos falar das mídias sociais mais importantes?

  • Facebook

Atualmente é a melhor plataforma a se trabalhar. Claro que isso vai depender muito de seu nicho, mas dentro do Facebook encontramos de tudo. Com toda certeza, seu público-alvo está agora mesmo procurando serviços ou produtos como o seu. Não desperdice esse espaço. O facebook reforça a identidade, melhora a autoridade e expande a aproximação.

  • Twitter

Mostre a identidade de sua marca usando o twitter. Aqui, além de trabalhar a tríade de base para marketing voltado ao nutricionismo, você poderá expor ideais e caminhos a seguir. É expor idéias! O Twitter normalmente é usado de maneira a gerar uma forte aproximação de seu público para com sua clinica.

  • Instagram

Com toda certeza, a mídia social do futuro. Não! Não estamos querendo dizer que o insta não funcione bem no presente. Mas acreditamos que futuramente o Instagram será não só a maior plataforma de vendas, como a mais usada e bem segmentada da internet.

Aproveite as ferramentas que dá para serem usadas: Stories, vídeos, imagens, Feed de notícias, carrossel de imagens significativas… Ocupe todos os espaços com sabedoria.

Vale a pena fazer um site?

As mídias sociais são importantes, mas um site é de supra importância. Para além de dar uma cara profissional a sua empresa, com o uso do site, você poderá aparecer nas plataformas de pesquisas como o Google.

Qual clínica, por exemplo, você daria mais valor e buscaria ser atendida? Uma clínica que só tenha redes sociais ou uma clínica que tenha um site bem elaborado? É bem por essa linha de raciocínio…

A importância do Blog

Blogs são usados de maneira atrelada aos sites. Queremos dizer que nos bogs, são postados conteúdos de qualidades, escritos com palavras-chaves que seus leitores pesquisem nos motores de buscas (Google).

Quem nunca buscou maior conhecimento sobre algo usando o Google? Um bom exemplo: “Como melhorar minha alimentação”… Imagine quantas pessoas não procuram por essa frase no google diariamente? Imagine se seu site fosse encontrado por essas pessoas? Sim! Acredite, é muito possível e o blog é uma plataforma que irá complementar o site.

Conteúdo: Qualidade para obter retorno

O conteúdo é a base de tudo dentro do marketing digital atual. Com a técnica de estratégia que chamamos de Inbound marketing, você para de ir atrás de seus clientes. Eles buscam nas plataformas de pesquisa e o encontram através de conteúdos qualificados e bem segmentados. Inteligente não é mesmo?

Os conteúdos fundamentais e mais usados dentro do marketing digital são:

  • Artigos para blog
  • E-books informativos
  • Postagens em mídias sociais
  • Podcast com temas relevantes

Vídeos e imagens: A diferença na captação

Uma das maneiras mais chamativas de se captar a atenção do cliente! Sem dúvidas, vídeos são excelentes maneiras de captar e converter toda a atenção ganha, em conversão de vendas de serviços ou produtos dentro do segmento de nutrição.

  • Youtube

Existem diversas plataformas que dão a possibilidade de você usar como vitrine para seus vídeos, inclusive as redes sociais. Mas precisamos ressaltar que o youtube é fundamental. Não existe uma plataforma mais acessível e barata. Os usuários não pagam para ver e você não paga para postar seus vídeos.

Já pensou um importante conteúdo viralizar? Muitos dos acessos poderiam se tornar, de alguma maneira, clientes ou apenas seguidores, o que de qualquer forma, iria aumentar a autoridade de sua clínica.

SEO: O tráfego orgânico do Google

Como o Google escolhe quem vai ficar nas primeiras páginas nas pesquisas feitas? Existem diversas formas de ranquear sua empresa em bons posicionamentos dentro do Google (aproximadamente 200).

Se você fizer o trabalho de casa, temos certeza que os algoritmos dessa plataforma de pesquisa entenderá a importância de lhe mostrar como resposta para diversas resultados de perguntas feitas diariamente.

Algumas das  práticas de otimização de seu site ou blog são:

  • Backlinks; Link building
  • Plataforma responsivas
  • otimização para smartphones
  • anéis de autoridade
  • On-page (mudanças em seu site e blog)
  • Off-page (Conteúdo de qualidade)

De certo, existem tantas outras questões que levantam sua moral com o Google (mais de 200), achamos justo citar as principais.

Tráfego Pago: A segmentação de bons anúncios

Outra maneira de aparecer como resultado para diversas pesquisas que condizem com seu nicho, são propagandas de anúncios pagos. Você pode usar tanto o Google Adwords para se mostrar visível no Google ou Facebook Ads, para expandir campanhas no Facebook. As duas plataformas são excelentes, lhe dão diversas ferramentas para você melhor segmentar seus resultados.

Por fim, ficou notável a importância do marketing digital para expandir sua clínica ou serviços na área de nutrição. Use as mídias sociais, tenha um blog e crie um site, todas essas plataformas são fundamentais. Gere sempre conteúdos de qualidade. Aprenda sobre SEO e acredite no tráfego pago, são duas maneiras excelentes de gerar tráfego qualificado.

Quer saber como expandir sua clínica para nutricionistas através do marketing? Fale conosco!

Igor Medeiros
Graduando de Pedagogia na Universidade Federal Do Rio de Janeiro. Produz Artigos sobre como a internet pode ser útil para seu negócio. Trabalha com o objetivo de fazer diferença na geração em que vive.

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