Sabe aquele ditado que a comida, muitas das vezes, é saboreada primeiramente com os olhos? Assim também funciona a importância de se ter marketing para seu restaurante. A comida se vende “com os olhos”, mas daqueles que veem ou descobrem seu restaurante no meio de tantas opções. Este artigo, é fundamental para quem deseja aumentar e melhorar a clientela em restaurante.
Seu restaurante não vende o quanto é necessário, mas, você se vê perdido em tantas opções de marketing para restaurantes? Nós temos algumas orientações fundamentais para quem deseja vender mais pratos e fidelizar clientes. Identidade visual, bom posicionamento nos canais digitais, anunciar seus serviços e muito mais…
Venha saber mais sobre como se faz marketing digital para seu restaurante!
Tenha uma identidade atrativa
Sem identidade visual, não dá nem para começar. Imagina você chamar compradores sem o mínimo de entrega necessária?
Independente de qual público-alvo seu restaurante pretende alcançar, ter uma identidade visual que compactue com a aproximação de seus possíveis clientes é de suma importância. Um Logotipo agradável e marcante, uma paleta de cores que combinem com sua marca e estabelecimento, e, mais ainda, uma fonte de escrita que dialogue com seu público.
Você já tem estes elementos descritos acima? Se comunicam diretamente com o público que desejam ou comem no seu restaurante? A identidade visual do seu restaurante, será uma das primeiras coisas a ser vista por seus possíveis consumidores. Estejam atentos!
Tráfego pago para marketing de restaurantes
Podemos garantir, que a melhor resposta entre tempo de resultados e custo x benefício está exatamente nos anúncios online. Anunciar seu restaurante, seja para vender pratos, fidelizar clientes ou para fortalecer a imagem da sua área.
Com um custo acessível e um alcance extremamente segmentado, anunciar nas redes sociais permitem sua marca estar lado a lado de grandes restaurantes, porém, mais do que isso, é possível escolher localidade, alcance, características do seu público e muito mais.
Você escolhe o quanto gastará por dia e, mais ainda, seu restaurante irá pagar apenas quando metas pré-estabelecidas por você acontece, podendo ser a própria conversão ou até mesmo o clique.
Tá bom” Agora que você já sabe a força de um anúncio feito na internet, deve estar se perguntando: “onde anunciar na internet?”
Onde anunciar meu restaurante na internet?
O mundo digital lhe permite inúmeras possibilidades e espaços que antes eram restritos apenas a grandes empresas. Vamos trazer a este artigo, obviamente não todos, mas dois dos principais canais de anúncios para seu restaurante na internet:
Mídias sociais
As mídias sociais são grandes possibilidades para fazer seu fortalecimento de marca e até mesmo faturar diversas vendas. Com os stories, reels e feeds, você conseguirá uma grande aproximação do seu restaurante com o público-alvo de seu empreendimento. Tudo isso a um custo barato e com diversos modelos de anúncio: imagens, vídeos, painel de pesquisa e muito mais…
Nossa dica, para aqueles que estão começando, é apostar no Face Ads, tendo os canais Facebook e Instagram, para expandir sua marca ou gerar vendas.
Google Ads para restaurantes
Outra grande maneira de obter lucros para seu restaurante através da internet, está no Google. Um motor de busca imenso que lida diariamente com milhões de pessoas, abarca também, boa parte de questões e necessidades do seu consumidor, nesta ferramenta de busca.
Perguntas como “onde tem comida japonesa no Leblon” ou “qual restaurante entrega comida agora”, são feitas diariamente no Google e , melhor que isso, no bairro do seu restaurante e em regiões próximas.
Linkar perguntas dos seus clientes aos anúncios feitos no Google é uma ótima forma de começar a faturar na internet com seu restaurante. Não esqueça de buscar maneiras de entender melhor seu público-alvo, isto é, daqueles que tem maiores chances de comprar seu prato, seja por entrega ou no próprio estabelecimento.
Marketing de diferenciação
Os detalhes farão grande diferença no percurso do marketing para restaurante, independente seja essa ação feita no campo físico ou digital, a grande realidade está inserida dentro de análises de resultados, estudo de público e segmentação.
Mas, ainda que você tenha essa tríade em mãos: tenha acúmulo de informações sobre resultados de tentativas x resultados anteriores; já tenha entendido qual é o público que compra sua entrega; e transforme essas informações segmentadas em ação de marketing, você ainda precisará de algo mais.
O marketing de diferenciação, traz a necessidade de ações aonde o foco é exatamente diferenciar positivamente a entrega do seu restaurante se comparado com os seus concorrentes.
Pensar em cada detalhe da entrega, seja no espaço físico de seu restaurante ou até na própria entrega de um delivery, será exatamente o ponto-chave de virada. A embalagem, o prato, atendimento, apresentação, sabores diferenciados, brindes e muito mais. Monte sua estratégia de marketing para restaurante, também, a base da diferenciação positiva de seus concorrentes.
Fidelizar clientes no segmento alimentício
Por último, lembre-se sempre de manter perto aqueles que já compraram ou ainda compram eu seu restaurante. Movimente-se a criar estratégias que fortaleça a aproximação de sua clientela.
Essas ações podem ser feitas através de diversas formas onde o cliente se sente, além de confortável, respeitado, satisfeito e com a sensação de que tenha experimentado um belo prato, levando uma maior vantagem do que ele propriamente espera.
Faça ações individuais, estejam atentos aos detalhes. Um dia de sobremesa que acompanha determinado prato vir grátis, vender um suco de 1,2 L e entregar 1,5 L, mas, muito além de só vantagem financeira. Manter o tempero tradicional da casa, atendimento eficaz, temperatura do ambiente ou da comida, limpeza impecável no espaço ou no prato, apresentação de funcionários ou da própria comida.
Por fim, agora será preciso montar a estratégia para seu restaurante! Fale conosco e iremos lhe ajudar!