Foi-se o tempo onde ter um salão de beleza de sucesso, se tratava apenas de boa localização, infraestrutura e entrega, por isso precisamos falar sobre dicas de marketing para salão de beleza. Com o aumento da concorrência e diferentes práticas de cuidados, é quase viável dizer que tem um salão de cabelo a cada quarteirão. Mas, como então aumentar minha clientela ou até mesmo conseguir meus primeiros clientes? Hoje falaremos sobre os principais passos para marketing direcionado aos salões de beleza.
Marketing com folders, cartões, mídias sociais, através de influencers, outdoors, anúncios pagos… Perceberam quantas opções se apresentam para fazer seu marketing para salão de beleza? Mas, qual delas se apresentam como mais eficazes? Quanto seria o investimento?
Venha conosco e descubra pontos importantes a se analisar e propor na hora de montar seu marketing para salão de beleza!
Construir uma forte identidade visual para o marketing do seu salão de beleza
Nada mais significativo em um salão de beleza que propõe inovação e estilo. Logo, estar atentos a força e direcionamento da identidade do seu salão é de grande importância. Não adianta investir em marketing para salão de beleza e ter uma marca fraca, desatualizada, cores distintas a seu público-alvo… Eles irão buscar outro estabelecimento.
Ter um design comercial que atraiam seu público, cores que chamem atenção do seu cliente e que combinem com seu negócio, uma fonte de escrita que fortaleça sua qualidade e profissionalismo… Dê valor a montar uma imagem comercial.
Ter redes sociais ao nível profissional para o salão de beleza
Agora que já percebeu a importância de ter uma imagem comercial para seu salão, e assim, conseguir mais clientes, vamos falar dos canais digitais?
Os brasileiros passam de 4 a 5 horas, em média, nas redes sociais. Vendo postagens, stories, vídeos curtos, longos, aprendendo técnicas, curiosidades… É importante seu salão estar neste espaço de encontro entre marca x freguês. Estamos falando de uma aproximação extremamente efetiva em espaços que seu cliente frequenta.
Facebook, Instagram, Linkedin, TikTok, Youtube… Tudo dependerá de suas possibilidades e desejos, mas, vale ressaltar, que estas mídias se trata de grandes possibilidades de conseguir ampliar sua marca e trazer novos clientes para seu salão de beleza. Você só precisa posicionar sua marca nos lugares certos.
Segmentar o público-alvo do marketing para salão de beleza
Produzir um marketing para salão de beleza efetivo, passa pelo fator de segmentar seu público-alvo. Entender quem é seu ou sua cliente, a pessoa que é fiel e rotineira em seu salão de beleza. É maioria homem ou mulher? Qual idade focal? Qual a região que seu salão de beleza obtém clientes? Quais atividades de lazer da sua clientela? Qual poder aquisitivo?
Não adianta você colocar uma paleta de cores que chamem a atenção de homens, se seu salão for mais focado em cortes femininos; se o seu salão trabalha com um público de idade 30-55 anos, é melhor focar neste público por enquanto; não adianta fazer marketing em uma cidade, se você ainda está em busca de clientes de seu bairro.
Entendeu a importância de ter uma estratégia de marketing que alinhe: objetivo, necessidades e possibilidades?
Marketing de Relacionamento para salão de beleza
Vamos a mais algumas dicas estruturais sobre marketing?
O marketing de relacionamento, no que lhe concerne, traz uma nova cultura diretamente com a entrega feita da sua marca ao cliente. Este tipo de marketing, traz estratégias de fortalecimento da marca, exatamente em técnicas que fortaleça o vínculo com seu consumidor, e a partir dai, gere de maneira natural a fidelização com seu salão de beleza.
Treinar o atendimento, entender cada parte do processo, quem cumpre cada parte, motivar profissionais, buscar etiquetas de entrega, manter um alto padrão de qualidade nos serviços proposto… Tudo isso, de maneira a tornar cultural uma nova maneira de entender o salão de beleza em questão. Pense em marketing de relacionamento, antes de marketing direto.
Tráfego orgânico nos canais digitais
Vamos pensar que você já tenha toda uma marca comercial que atraia exatamente seu público-alvo e também já tenha criado suas redes sociais, chegou a hora de mostrar esses espaços para seu possível público no marketing para salão de beleza.
Uma grande oportunidade de acessar as pessoas, além das distribuições de panfletos, placas e outras opções de marketing mais direto e menos efetivo, você poderá usar seus canais já criados, para alcançar o chamado tráfego orgânico. Este tipo de tráfego é vindo através das redes sociais e totalmente de graça.
Obviamente, existe toda uma infinidade de técnicas que proporcionarão um crescimento mais forte e rápido para seu salão de beleza. Buscar informações sobre estes tipos de técnicas de marketing para salão de beleza para tráfego orgânico ou contratar um profissional especializado pode ser uma ótima opção.
Tráfego pago nos canais digitais
O tráfego orgânico, como dissemos, é uma ótima opção, porém, sua real efetividade virá com um prazo mais longo. Porém, nem sempre podemos esperar nossos esforços com este tipo de ação suprir efeito para alcançar novos clientes para nosso salão de beleza.
Logo, uma ótima opção de marketing para salão de beleza, está exatamente no tráfego pago em canais como o Google, Instagram, Facebook… Imagina uma possível cliente buscar um bom cabeleireiro nas redes sociais e aparecer seu salão?
As possibilidades são inúmeras e dentro de uma combinação bem lógica: combinar as pesquisas feitas por seu público alvo feito nos canais digitais, de maneira que posicione seu salão como resposta para determinadas perguntas. Mas que tipo de pergunta?
“Qual melhor salão de beleza do meu bairro?”, “corte de cabelo feminino”, “escova para cabelo”, “cabeleireira de qualidade”, “agendar corte de cabelo”, “marcar hora para cortar meu cabelo”… Entre outras tantas palavras-chave que seus clientes usam para pesquisar sobre seus serviços e que geram vendas.
Lembrando que com o tráfego pago, você escolhe o ticket médio gasto por dia em anúncios, em quais horários anunciará, para que tipo de público, de localidade, entre outros.
Ficou com dúvidas sobre marketing para salão de beleza? Deixe-nos agora mesmo um comentário ou entre em contato pelo instagram!