fbpx
marketing para DERMATOLOGISTA

Mídias sociais e marketing digital para dermatologistas

O mundo da dermatologia é regrado pelo CFM (Conselho Federal de Medicina), ou seja, todas as regras e regulamentações que foram redigidas e aprovadas, são válidas para os médicos de todas as áreas, incluindo a dermatológica.

No ano de 2018 houve uma atualização do Termo de Ética para os profissionais de medicina, para incluir como devem ser suas ações na internet, seja nas mídias sociais ou em sites. A Resolução CFM nº 2.217/2018 possui alguns vetos aos médicos em relação à publicidade.

O que é proibido divulgar nas mídias sociais?

Algumas atitudes serão consideradas anti-éticas pelo Conselho Federal de Medicina, por isso é necessário estar muito atento ao que pode e não pode ser feito em relação às publicações realizadas, veja o que diz os artigos da Resolução CFM 2.217/2018

  • Art. 111 – Permitir que sua participação na divulgação de assuntos médicos, em qualquer meio de comunicação  de massa, deixe de ter caráter exclusivamente de esclarecimento e educação da sociedade.
  • Art. 112 – Divulgar informação sobre assunto médico de forma sensacionalista, promocional ou de conteúdo inverídico.
  • Art. 113 – Divulgar, fora do meio científico, processo de tratamento ou descoberta cujo valor ainda não esteja expressamente reconhecido cientificamente por órgão competente.
  • Art. 114 Anunciar títulos científicos que não possa comprovar e especialidade ou área de atuação para a qual não esteja qualificado e registrado no Conselho Regional de Medicina.
  • Art.  115 – Participar  de anúncios de empresas  comerciais, qualquer que seja  sua natureza, valendo-se de sua profissão.
  • Art. 116 – Apresentar como originais quaisquer idéias, descobertas ou ilustrações que na realidade não o sejam.
  • Art.  117 – Deixar  de incluir, em  anúncios profissionais  de qualquer ordem, seu nome, seu  número no Conselho Regional de Medicina, com o estado da Federação no qual foi inscrito e Registro de Qualificação de Especialista (RQE) quando anunciar a especialidade.

O que é permitido fazer no marketing para dermatologistas?

Existem também muitas coisas que se pode fazer de forma ética e profissional nas redes sociais, veja quais são:

  • Divulgar fotos com equipe de trabalho;
  • Publicar participações de eventos e congressos, desde que possa comprovar o mesmo;
  • Publicar o endereço de atendimento do profissional, clínica ou consultório, exceto em matérias científicas;
  • Publicar todos os procedimentos que é realizado pelo profissional e sua especialização, desde que sejam reconhecidos cientificamente e ligados a sua especialidade;
  • Fazer orientações gerais sobre doenças, sem prescrever ou direcionar suas informações a casos detectáveis.

Punição para quem não cumprir o código de ética

É necessário estar bem atento às regras citadas acima, pois caso seja verificado alguma atitude que esteja fora do código de ética, o profissional estará passível de punição, sendo elas:

Fonte: http://www.crmdf.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=21592:das-penalidades-aplicadas-pelos-conselhos-de-medicina&catid=3

  • Advertência confidencial em aviso reservado;
  • Censura confidencial em aviso reservado;
  • Censura pública em publicação oficial;
  • Suspensão do exercício profissional por até 30 (trinta) dias;
  • Cassação do exercício profissional, ad referendum, pelo Conselho Federal.

É realmente importante estar presente nas mídias sociais?

Estar presente e interagindo nas redes sociais é uma necessidade de todo negócio ou profissional. Se olhar para 10 anos atrás, a forma de comunicação e interação era completamente diferente, e acredite, pesquisas apontam que daqui a 10 anos a interação digital será ainda mais utilizada do que nos dias atuais.

Todas as companhias que não estiverem presente desde já, perderão completamente o espaço no futuro. Pois criar uma reputação e interação com seu pública é uma tarefa de média/longo prazo. Se deixar para começar depois, o seu começo poderá nem existir.

Como estar presente de forma eficiente nas redes sociais?

Para se estar presente nas redes sociais basta criar uma página em cada uma das principais mídias, que são o Instagram, Facebook, LinkedIn e Youtube. 

Porém, estar presente de forma eficiente é diferente do que apenas criar um cadastro e deixá-lo parado. É importante que sempre esteja interagindo com o seu público, criando um conteúdo produtivo e que irá agregar valor à sua marca.

Vale a pena investir nas mídias sociais?

Sem dúvidas realizar o investimento em uma empresa de marketing digital é uma das melhores ações que seu negócio irá fazer. Pois desta forma, sua única preocupação será em gerir o seu negócio, de forma que ele esteja preparado para o seu crescimento.

A ZMaximus possui tudo o que um negócio precisa, gestão de todo conteúdo publicado, interação com os usuários e também criando estratégias para interação com o seu público alvo. 

Com a ferramenta de gestão é possível saber tudo o que está acontecendo em suas mídias sociais e direcionar para o melhor caminho.

Tudo isso para fazer parte do crescimento do seu negócio na internet.

Lynik Brito

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco por Whatsapp
Enviar mensagem por Whatsapp