fbpx
marketing digital para nutricionistas

Mídias sociais para nutricionistas – Regras de publicações na internet

A internet está disponível para todos e é claro que saber como atingir o seu público alvo é algo importante para você, por isso reunimos tudo que você precisa saber para extrair todo o potencial do marketing digital para nutricionistas.

Marketing para nutricionistas – O que pode e não pode publicar na internet?

Como atualmente na internet é possível que qualquer pessoa ou profissional poste o que desejar, em alguns casos isso pode acabar prejudicando a saúde de outras pessoas, como postagens falsas nas mídias sociais ou propaganda enganosas. 

Com a tentativa de acabar com este problema, ou pelo menos, reduzir a quantidade em que as pessoas acabam se prejudicando com a “auto-medicação” e aos falsos artigos na internet, o Conselho Federal de Nutrição impôs algumas regras para o uso de publicações em sites, instagram, facebook, youtube e outras redes sociais.

Um dos principais focos é que a partir da data da publicação, inserir imagens na internet com o “Antes e Depois” está proibido. Isso porque muitas dessas fotos acabavam prejudicando a vida de outras pessoas, pois como sabemos, nem toda pessoa reage à mesma forma a um certo tipo de medicamento ou rotina. 

Ocorria que diante disso, algumas pessoas compravam esses produtos sem a orientação de um profissional médico e obtinham diversos efeitos colaterais, e em alguns casos, até mesmo faleceram.

De acordo com o próprio Artigo 58 da Resolução CFN Nº 599, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2018

Art. 58. É vedado ao nutricionista, mesmo com autorização concedida por escrito, divulgar imagem corporal de si ou de terceiros, atribuindo resultados a produtos, equipamentos, técnicas, protocolos, pois podem não apresentar o mesmo resultado para todos e oferecer risco à saúde.

A importância de um bom trabalho mídias sociais

A maioria acha que apenas fazer publicações esporádicas e sem objetivo irá ajudar a alcançar o seu público, porém isso é um grande mito. 

Nos dias atuais qualquer pessoa pode achar um profissional facilmente, porém eles irão sempre escolher o que melhor lhe atende, afinal, caso não goste do atendimento de um profissional, basta simplesmente ir de encontro ao próximo até achar um que lhe agrade.

Por isso é necessário sempre manter-se atualizado e estar presente nas mídias sociais.

Instagram para nutricionistas

O instagram é uma ferramenta poderosíssima, mas o foco não pode ser divulgar seu produto e preços, isso virá com o tempo, a prioridade é criar um conteúdo original e útil para as pessoas.

Fazer parcerias também é um ótimo jeito de alcançar mais pessoas nas mídias sociais, porém, faça sempre com pessoas e empresas que realmente irão agregar algo à sua marca. Não faz muito sentido por exemplo, um nutricionista fazer parceria com uma página de carros, já que os públicos são completamente distintos, isso não irá gerar valor para nenhum dos lados.

Utilize parcerias collab para aumentar os seguidores e aumentar o engajamento. Sempre funciona.

O que o nutricionista pode fazer nas redes sociais?

Assim como em toda profissão, existem regras e regulamentações que todo profissional deve seguir, isso se aplica também para os nutricionistas e como eles devem agir nas mídias sociais.

De acordo com o capítulo IV da Resolução 599 de 2018, o nutricionista deve:

  • Sempre divulgar sua qualificação profissional, técnicas e métodos utilizados, visando sempre o bem estar da alimentação para indivíduos ou coletividade.
  • Informar sobre os benefícios de uma alimentação saudável e nutrição, tendo como o objetivo principal promover a saúde e a educação alimentar.

 

Observação: É importante que o nutricionista sempre informe ao realizar a divulgação de um procedimento específico para um indivíduo ou coletivo, que os resultados podem não ocorrer da mesma forma para todos.

O que o nutricionista não pode fazer nas redes sociais?

Como informamos acima, existem as regulamentações que o nutricionista deve seguir de acordo com o Código de Ética do Conselho Federal de Nutrição (CFN). Mas também há proibições, veja quais atitudes são vedadas para os profissionais:

  • É proibido que o nutricionista faça divulgação, por qualquer meio de comunicação, através de estratégias que possam gerar prejuízos à população, tais como informar mensagens sensacionalistas ou enganosas, ou dizer que garante os resultados de produtos, serviços ou métodos terapêuticos. Isso é ilegal, pois além de falso, pode também gerar concorrência desleal.
  • É ilegal que o nutricionista faça a utilização do valor de seus honorários em troca de propaganda e publicidade para si ou para o seu local de trabalho. O mesmo se aplica para promoções e sorteios de procedimentos em troca de divulgação.

É importantíssimo que o nutricionista siga essas regras e regulamentações, caso contrário, está passível de penas disciplinares. Dependendo da gravidade do caso, e/ou reincidência, o profissional poderá até mesmo perder sua licença para o exercício da profissão.

Punições para os nutricionistas que não seguirem o código de Ética

De acordo com o Artigo 20 do capítulo IV da lei 6583/1978, todos os nutricionistas estão passíveis das seguintes punições:

Art. 20 – As penas disciplinares consistem em: (link: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1970-1979/L6583.htm)

I – advertência;

II – repreensão;

III – multa equivalente a até 10 (dez) vezes o valor da anuidade;

IV – suspensão no exercício profissional pelo prazo de até 3 (três) anos;

V – cancelamento da inscrição e proibição do exercício profissional.

Essas ações disciplinares poderão ocorrer em variados casos, não apenas para os profissionais que não seguirem o código de ética nas mídias sociais, mas também para os que fizerem isso publicamente, seja na rua ou em um local fechado.

Facebook para nutricionistas

O facebook tem opções de criar perfil pessoal e página de uma empresa/profissional, a segunda opção sempre será a melhor. É importante nunca confundir o perfil pessoal com uma página de trabalho. Acredite, muitos acabam caindo nesse erro e acabam por perder a credibilidade com seu público. É importante expor sua vida pessoal, desde que ela tenha relação com a vida profissional, isso traz mais proximidade com sua audiência.

Além do mais, um perfil de pessoa física possui um limite de quantos amigos ele pode possuir em sua rede, já uma página não possui limitações para a quantidade de seguidores que você irá obter.

Também é importante investir no Facebook Ads, pois é uma ferramenta que além de ajudar a divulgar sua página, irá mensurar e lhe informar a quantidade de visualizações e qual é o público que está acessando sua página. Isto irá lhe ajudar a direcionar seu conteúdo da forma correta para seu público.

Youtube para nutricionistas

O youtube acaba sendo um grande mistério para muitos quando se trata de divulgar os seus serviços de formas profissionais. Não é difícil ver pessoas e empresas criando diversos vídeos de baixa qualidade e com um conteúdo que não é bom e relevante para as pessoas que estão assistindo.

É importante que o vídeo tenha uma qualidade visual boa e que o conteúdo que será exibido seja coerente com a sua especialização. Informe sobre dicas, dietas e tratamentos que realmente funcionam e que estejam dentro do código de ética do CFN (Conselho Federal de Nutrição).

Produza conteúdo de qualidade para as mídias sociais

Produzir conteúdo relevante é algo válido não apenas para o instagram, mas para o facebook e youtube também. Faça sempre um bom conteúdo e de forma bem feita, com capricho, acredite, todos gostam quando encontram um artigo bem escrito ou um vídeo bem produzido.

Além disso, é importantíssimo que exista sempre a interação com seu público, respondendo comentários e também comentando em outras páginas. É uma via de mão dupla, não apenas responda os questionamentos, faça alguns também e esteja sempre presente e visível para o seu público. Siga outras páginas e participe de suas interações sempre que possível.

Por que contratar uma empresa especialista?

Como pôde verificar acima, são muitos passos e detalhes que devem ser feitos da melhor forma possível para que todo o seu público lhe dê a atenção desejada e o mais importante, fique satisfeita e feliz com o seu conteúdo. 

Desta forma, qualquer deslize pode impactar significativamente o seu perfil e ao invés de atrair mais pessoas, irá afastá-las. Fazer um investimento em uma empresa especialista em técnicas e formas de realizar essas publicações irá ajudar e muito no sucesso de suas redes sociais.

A ZMaximus possui mais de 10 anos de experiência em criação de conteúdo e gestão de mídias sociais, inclusive na área de saúde e nutrição. Converse agora mesmo conosco e veremos como ajudar a sua página a se sobressair da melhor forma e com responsabilidade ética.

Dica essencial

Respeite sempre o código de ética do Conselho Federal de Nutrição, ele foi criado para proteger e ajudar tanto os clientes quanto os profissionais. Suas regras e regulamentações foram baseadas em estudos e pesquisas para que o melhor seja feito para a sociedade de forma geral.

Isso irá garantir que sua imagem sempre seja vista da forma correta e passará confiança para o seu público.

 

Lynik Brito

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco por Whatsapp
Enviar mensagem por Whatsapp