Não há como evitar notar o crescimento do Tik Tok, afinal, é apenas mais uma rede social de dancinhas ou é possível ganhar dinheiro com o tiktok? Minha empresa deve estar no Tik Tok? Como usar o Tik Tok da melhor forma para gerar resultado? Neste artigo vou comentar e responder todas estas perguntas e algumas outras.
O TikTok nasceu em 2014 com o nome Musical.ly. Foi desenvolvido por uma empresa chinesa, era um aplicativo apenas para as pessoas postarem vídeos dublando músicas. Em 2017, a empresa foi adquirida pela ByteDance (Empresa também chinesa), que na época tinha um aplicativo parecido, chamado Douyin.
Uma curiosidade, a palavra “TikTok” vem da onomatopeia tique-taque, que imita o barulho feito em relógios. O nome da rede social faz referência aos clipes curtos dos usuários, que eram a atração do TikTok.
Tudo mudou recentemente quando o Tiktok ganhou o Brasil, hoje você encontra conteúdos explicativos de diversos nichos como por exemplo: marketing, político, institucional, curiosidades, ciência, educação, tutoriais, cortes de palestras e podcasts, trechos de vídeos, covers musicais, vlog e uma infinidade de outros temas.
Há quem diga que o Tik Tok tem a missão de criar a maior rede social de tutoriais do mundo, superando o atual campeão solitário youtube.
Minha empresa deve estar no Tik tok?
Pense que a rede social é um canal de oportunidade, onde circulam centenas de milhares de pessoas. A Exame conta que o Brasil é o segundo país que mais usa o Tik Tok no mundo, perdendo apenas apra a China.

Segundo a pesquisa acima, o sucesso do Tiktok é tão grande que a China restringiu o uso diário da plataforma por apenas 40 minutos por dia e dentro da faixa horária que vai das 6h às 22h.
Por que o tiktok é um sucesso absoluto?
Trata-se de um algoritmo diferente, enquanto o Instagram utiliza um algoritmo baseado em influência, o Tik Tok utiliza um algoritmo baseado em recomendação. O algoritmo do Tik Tok tem uma linha de aprendizado extremamente rápida, em poucos segundos a inteligência artificial consegue entender seu humor e entregar vídeos de interesses de maneira assertiva, o que torna um aplicativo altamente viciante, conta a BBC.

Todos estão no Tik Tok, todas as classes, idades e cidades, é simplesmente um fenômeno. Você pode estar se perguntando: Mas o que além desses dados faz ser interessante para minha empresa?
O simples fato adicional da plataforma entregar muito mais do que o atual queridinho Instagram. É absolutamente mais fácil e rápido crescer no Tik Tok doque no Instagram simplesmente publicando o mesmo conteúdo.
Ser visto por mais pessoas que desejam seu serviços e produtos é fundamental e se você está presente em alguma mídia social, deveria estar no Tik tok.
Caso você ainda não esteja convencido, faça um teste buscando pelo seu nicho dentro da plataforma e veja o que estão publicando por lá, me conte aqui o que encontrou.
A seguir vou deixar algumas dicas do que aprendemos com o Tik Tok gerenciando a conte de alguns clientes:
Melhores horários para postar no tiktok?
Não existe um dado validado de que exista o melhor horário para publicar, visto que a plataforma entrega conforme recomendação do algorítmo, no entando é válido considerar que os primeiros minutos da publicação são essenciais para dar aquele buzz e impulsionar seus vídeos para mais pessoas. Faça testes publicando no início da tarde, final da tarde e na parte da noite, veja as métricas da paltaforma e avalie por si.
Meus vídeos estão flopando no Tik Tok, o que devo fazer?
É comum você ter um boom nos primeiros vídeos, pode ser sorte, acredite. Ou seus vídeos simplesmente foram bons, mas depois de um tempo pode flopar (seu vídeo não é entregue para mais pessoas), neste caso você deve continuar suas publicações recorrentes. É importante que você publique com regularidade, seja diariamente ou 2-3 vezes por semana.
Músicas tiktok
Por mais que não seja regra, procure utilizar músicas disponíveis no próprio Tik Tok, isso ajuda a ser encontrado por pessoas que buscam pela música.
Agendar vídeo no tiktok
É possível agendar publicações utilizando a versão web do Tik Tok. A plataforma limita aproximadamente 10 publicações, mas depois de alguns minutos você consegue agendar novamente. Os vídeos agendados aparecem no feed com a data da publicação a ser realizada, aparece tanto na versão web quanto pelo celular.
Tiktok business
Ao criar sua conta no Tik Tok, mude-a para business ou para conta criador, assim será habilitado dados estatísticos, além de opção de monetizar vídeos, fazer parcerias pagas e outros recursos legais.
Como ganhar dinheiro com tiktok
Já tem muita gente ganhando dinheiro com o tik Tok, mas não ache que é possível ganhar diretamente com a paltaforma. Atualmente o Tik Tok não paga pelos vídeos publicados, mas devido ao grande alcance, é possível vender posts para empresas e fazer o famoso post pago ou quem sabe revender produtos, serviços, se tornar afiliado de algo, enfim as possibilidades são infinitas. Lembre-se que audiência é uma moeda de troca, se você possui algum tipo de influência sobre um grupo, você pode recomendar coisas e ser remunerado por isso. Micro-influência tem alto valor.
Tiktok ads
Faça núncios na plataforma e mostre seu conteúdo para mais pessoas e muito mais direcionado. Atenção no tipo de anúncio, pois a comunicação é diferente. Veja alguns anúncios e perceba como eles apresentam um produto ou serviço. Caso você erre na comunicação e faça um anúncio completamente diferente do que o público está esperando, é bem provavel que você jogue dinheiro fora.
Tiktok estatísticas
A plataforma fornece uma gama de métricas muito interessante que te ajuda a entender o seu público e otimizar suas publicações.
Por fim, o Tik Tok está brigando de igual para igual com o Instagram e você tme uma oportunidade de entrar em uma plataforma em crescimento extremo. Aproveite antes que você perca a onda.
Me conte sua experiência no Tik Tok. 😉