||

11 Motivos que fazem seu e-commerce não vender

Índice

Compartilhe esse conteúdo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

O mundo digital, sem dúvidas, se mostra uma possibilidade de investimento notável para qualquer olhar empreendedor. As possibilidades de segmentação, alcance em larga escala de um público- alvo a baixos custos… Entretanto, será mesmo se é só fazer uma loja virtual e começar a vender? Fez tudo como manda a cartilha de Marketing digital e ainda não vende? Hoje, abordaremos 11 motivos que fazem seu e-commerce não vender. 

Anúncios nos canais digitais como Instagram, Google… presença orgânica nas redes sociais como Facebook, LinkedIn… site otimizado e um bom produto, pode não ser as únicas necessidades de um empreendedor desenvolver para vender na internet. Neste artigo, gere acúmulo sobre questões que permeiam a negativa de vendas em e-commerces.

Venha com a gente para saber mais! 

e-commerce

Valor do Frete

Inimigo número 1 dos donos de e-commerces e compradores na internet. O custo do Frete aumenta demais o valor final da compra, afastando muitos interessados de comprarem, de fato, seu produto. Em determinados acontecimentos, o valor do frete chega a custar de 30 a 60% do valor do produto. 

Mas, o que fazer para diminuir o frete e facilitar suas vendas? De acordo com seu produto, procure a melhor transportadora. Isso porque a melhor transportadora para o meu produto, pode não ser a melhor para seu produto. 

Cada transportadora tem suas tarifas e condições, se inteirar sobre este tópico é fundamental para baixar o frete do seu produto, bem como o tamanho da sua embalagem de entrega, peso do produto… Esteja atento! 

Prazo de entrega ineficiente

Além dos custos com entrega, ainda tem outro ponto que há envolve. As transportadoras no Brasil, costumam ter um prazo de entrega alongado, tornando ineficiente este serviço considerando o desejo e necessidade do cliente para com o produto.

Logo, na hora de buscar uma transportadora, considere o custo x benefícios. É fundamental ter um prazo de entrega que com diz com a realidade x necessidade do seu produto e isso inclui o tempo de entrega. 

Preço do Produto

Outro ponto que faz com que diminuam as chances de venda do seu e-commerce, está exatamente no preço do seu produto. É correto afirmar sobre os passos para gerar valor a sua entrega e isto, de certa maneira, gera um maior preço ao produto, mas, não podemos romantizar. 

Ter um produto a preço acessível ou alinhado com as ofertas do mercado é fundamental para manter seu e-commerce vendendo. Não está vendendo? Pode ser o preço do seu produto desalinhado com questões de oferta e procura. 

Empresa não confiável

Imagina você entrar num restaurante para almoçar e percebe o chão sujo, as mesas engorduradas, mau cheiro e a comida com uma aparência ensossa… Você, na hora, não sentiria confiança neste restaurante, não é mesmo? O mesmo acontece e muito na internet. 

Identidade visual fraca, conteúdo ruim, forma de pagamentos ineficazes, site mal otimizado, logotipo que não esteja alinhada com a marca, falta de canais digitais, SAC, endereço físico, entre outros, podem, sim, ser o motivo de seu e-commerce não vender! 

Busque tornar sua empresa confiável para quem deseja fazer a compra nela. Tenha formas de pagamentos seguras, mantenha suas redes sociais atualizadas, tenha um canal de vendas diretas sempre aberto a interessados, fortaleça sua identidade visual e aí, sim, começará a ter uma imagem mais confiável.

Segurança de Dados

Falando em confiança, o roubo de dados e seus diversos usos indevidos é um dos motivos de muitas pessoas não comprarem na internet. Logo, estejam atentos a se mostrarem transparentes enquanto ao cumprimento da LGPD – Lei geral de Proteção de Dados, bem como questões com ter um SSL. Isso ajudará em suas vendas. 

Suporte: Falta de canais de atendimento

Como abordamos acima, ter um canal de atendimento como suporte, além de um canal de vendas, é totalmente imprescindível se você deseja aumentar as vendas em seu e-commerce. 

Imagina você, ante a compra, gere alguma dúvida sobre o produto e não encontra nenhum contato direto com a empresa, para sanar suas dúvidas? Isso desanima muitas pessoas de comprarem na internet, logo, de comprarem, também, seus produtos. 

Atendimento desqualificado

Já que estamos abordando o tema de atendimento, comece a considerar, a necessidade de qualificar seus atendentes e vendedores. Um dos motivos de não comprarem em sua loja virtual, pode ser a baixa qualidade de seus funcionários que estão diretamente ligados a conversação e convencimento de seu público-alvo que entra em contato. Sua empresa precisa de uma entrega profissional em todos os âmbitos. 

Tempo de resposta

Ainda sobre atendimento, o tempo de resposta vem desmotivando muitas pessoas de comprarem em lojas virtuais. O mundo on-time traz, cada vez mais, a sensação de que precisamos resolver tudo quanto antes. Se você demorar para responder, será um motivo de perda de venda para a concorrência. Nas vendas, esteja como o mundo: on-time! Minimamente, em um horário comercial. 

Opções de pagamento

Quais opções de pagamentos o seu e-commerce oferece? Não adianta não possibilitar a compra. Hoje, tópicos como PIX e Qr Code, vem fazendo muito sucesso na fomentação de vendas em lojas virtuais. Dê a seu cliente, todas as maneiras possíveis de pagamento, desde que isso esteja em um círculo de segurança, gerando apenas conforto. 

Falta de Parcelamento

Não ter parcelamento, é um dos motivos que fazem muita gente desistir de comprar em seu e-commerce. Mencionado acima, facilitar o pagamento é fundamental para aumentar as vendas no seu e-commerce. Seja um facilitador de vendas para seu produto, não ao inverso. Parcelas, principalmente sem juros, chamam muita atenção e desejo. 

Etapa longa até o pagamento

Para terminar o tema sobre pagamento e também sobre os principais motivos que dificultam as vendas em seu e-commerce, não tenha uma etapa de pagamento muito longa. Ofereça rapidez, segurança e praticidade para seu comprador e isso só potencializará as suas vendas. Ninguém merece ficar um longo tempo para pagar uma compra. 

Por fim, ficou notável a importância de cada um dos 11 tópicos citados acima que impedem seu e-commerce de ter uma maior força de venda. Estar atento aos detalhes fará com que sua loja virtual saia do zero, ou melhor ainda, ganhe uma escala de vendas bem maior do que a atual.

Fale conosco! Qual erro você estava cometendo em seu e-commerce?