O avanço da tecnologia acarreta em várias mudanças na sociedade, principalmente no que diz respeito à maneira com que nos relacionamos com a informação. Além disso, com a pandemia do coronavírus, a entrada das ferramentas digitais na nossa vida se tornou quase que inevitável, seja através de softwares para vídeo chamada (Microsoft Teams, Google Meet, Zoom) ou uso de redes sociais (Whatsapp, Facebook, Instagram, TikTok, Twitter).
Existe uma facilidade gigantesca para ficarmos conectados quase 24 horas à internet, além de haver uma demanda para isso. Logo, quem não acompanha essa tendência, fica desatualizado e fora do contexto social. Nesse sentido, existe um grande questionamento quanto a utilização do ambiente digital nas nossas rotinas: o meio online irá substituir o ambiente físico?
Com isso, praticamente tudo seria feito pela internet. Por exemplo, comprar algo em uma loja física seria ultrapassado, tendo em vista que as lojas virtuais seriam a representação do cenário comercial. Porém, essa substituição não está acontecendo, daí surge o conceito de phygital.
O que é phygital?
Antes de tudo, é necessário compreender que a palavra phygital é uma junção de physical (físico) e digital. Então, como o próprio nome sugere, esta tendência de marketing envolve os universos offline e online na experiência do consumidor.
Essa tendência tem abalado as estruturas do mercado, por isso, inclusive, não é tão comum ver empresas atuando em apenas um meio. É possível visualizar isso em várias esferas, seja com a venda de livros em formato digital e físico, promoção de estratégias de marketing criativas e que integram ações digitais e presenciais, engajamento de personas em diferentes canais de comunicação e formatos distintos, ou o estudo aprofundado de quem realmente é seu público-alvo e quais são seus problemas.
O phygital é a nossa realidade atual. Não é possível pensar em publicidade e propaganda sem pensar na interação entre nossos dois mundos, o offline e o online!