O LTV é a sigla para Lifetime Value. É um indicador da vida útil do seu cliente para sua empresa. Esse indicador está muito relacionado com estratégias de fidelização e relacionamento com clientes. Usa-se também o termo Customer Lifetime Value, ou CLV.
Se você tem uma empresa ou negócio que está começando do zero, logicamente seu principal objetivo é conseguir clientes para gerar vendas. Porém, muitas vezes empresas focam em objetivos que podem estar gastando verbas desnecessárias quando o assunto é conseguir novos cliente.
Então já te dou a dica: empresas gastam 5 a 7 vezes mais na aquisição de clientes do que gastariam na retenção da base de clientes existente.
Em ambas as estratégias (paga ou orgânica) é de suma importância que haja um relacionamento com os clientes já conquistados, para que ele fique em sua base de contato e continue a gerar receita para sua empresa.
Quando sua empresa passa a considerar as métricas LTV ela tem algumas vantagens:
- Saber o quanto pode gastar em campanhas para adquirir um cliente em potencial
- Quais produtos ou serviços geram maior lucratividade.
- Qual o perfil de clientes mais lucrativos.
Como melhorar as métricas de LTV da sua empresa?
Para implementar estratégias que favoreçam o LTV é importante pensar em ações que aumentem a retenção de seus clientes.
Você pode se concentrar em ações específicas, como integrar recursos premium aos seus produtos ou serviços. Dessa forma seus clientes se sentirão motivados a escalar suas compras dentro da sua empresa
Estratégias de upsell e cross-selling também são interessantes.
Envie promoções especiais para seus clientes. As promoções podem incentivar as pessoas que já compraram produtos da sua empresa a comprar mais produtos e aumentar sua renda.
Mantenha-se em constante comunicação. Se você mantiver contato com seus clientes, poderá aumentar sua retenção. Ofereça a eles informações que possam ser úteis para eles sobre seus produtos ou serviços, como tutoriais, dicas ou simplesmente envie pesquisas de satisfação.
A Relação entre LTV e CAC
A métrica do LTV tem uma ampla relação com o Custo por aquisição de Clientes (CAC), pois juntos, ajudarão você a determinar o quão lucrativa é adquirir novos clientes em comparação para o quanto de receita um cliente pode gerar.
O cálculo do CAC é feito pela soma dos investimentos ÷ número de clientes adquiridos, dentro de um determinado tempo.
O objetivo é diminuir CAC e aumentar o máximo o valor do LTV de sua empresa.
Como calcular o LTV?
O cálculo do Lifetime Value é:
LTV = (ticket médio x média de compras por cliente a cada ano) x médio de tempo de relacionamento.
Imagine, por exemplo, que o valor médio gasto por clientes todos os meses seja de R$500,00. Esse gasto é mensal, ou seja, deve ser multiplicado por 12 (valor anual). Nesse contexto, o tempo de relacionamento com a empresa é cerca de 3 anos. Nesse caso, a fórmula ficaria assim:
LTV = (500 x 12) x 3 | LTV = 6.000 x 3 | LTV = 18.000.
Assim, o LTV da empresa seria de R$18 mil. Ou seja, o valor investido por um cliente em seu negócio.
Quando levamos em consideração valorizar o LTV, entendemos que não basta apenas focar em atrair novos clientes, mas também é importante investir na fidelização.
O LTV acaba sendo essencial para saúde financeira da sua empresa, e essa métrica não é difícil de ser calculada.
Caso sua empresa precise de ajuda para implementar o LTV, entre em contato com um de nossos especialistas.