Cada vez mais se usa o termo ominicanal na área de tecnologia, internet e marketing. Mas o que ele significa?
A omnicanalidade se trata de uma estratégia de conteúdo organizacional. Isso quer dizer que ela está ligada a questões de ordenamento e estrutura. No caso, ser uma empresa que adota a metodologia ominicanal significa englobar a integralização de todos os canais de atendimento e venda do empreendimento visando garantir que a experiência do usuário seja positiva.
Nesse sentido, o atendimento ao cliente é entendido como a principal maneira para impressionar o consumidor. Assim, todos os canais são operados com transparência, eficácia e simplicidade, para que as demandas sejam atendidas adequadamente e os problemas solucionados com rapidez.
Dessa forma, é indispensável que a empresa conheça seu público-alvo, entendendo seus gostos, comportamento, padrões de rotina de consumo, expectativas com sua marca e seus produtos, idade, sexo, estado civil, etc. Somente com esse conhecimento se pode desenvolver experiências originais e integradas em todos os pontos de contato entre o negócio e seu consumidor.
Por conta disso, essa estratégia facilita a atração e fidelização de novos consumidores, uma vez que os potenciais clientes e os clientes consolidados sabem que a empresa trabalha com as mesmas políticas e preços tanto virtualmente quanto no “mundo real”.