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Persona: defina o perfil ideal do seu consumidor com essas perguntas

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Para garantir uma boa estratégia usando funil de vendas no marketing, é preciso primeiro definir a persona do seu negócio.

A persona nada mais é que uma representação ideal do seu consumidor. Através de dados sólidos (e não suposições) você constrói o perfil desse cliente ideal. A partir de alguns dados, começa o trabalho de traçar um perfil comportamental do público apto em consumir seu produto. Quando você entende esses traços comportamentais, você consegue prever muitas ações que serão parte da construção da estratégia do seu negócio para captar esse consumidor.

Se sua empresa já possui um banco de dados, já é um ponto de partida para começar a construir sua persona. Se não, você pode tentar conseguir alguns dados através de pesquisa de campo, pesquisa dos concorrentes e formulários online por exemplo.

É possível ter mais de uma persona para seu negócio também, mas o ideal é não abrir muito o ‘leque’ para não se perder depois.

Para começar a construir uma persona, tente preencher com as seguintes perguntas:

Pessoais

  • Qual o nome?
  • Qual a idade?
  • Grau de escolaridade?
  • Renda média?
  • Possui filhos? Casado ou solteiro? Mora com os pais ou sozinho?
  • Quais os objetivos, desejos, medos?
  • Qual tipo de assunto se interessa?
  • Quais são seus hobbies?

Profissional

  • Qual o seu cargo?
  • Quais habilidades seu cargo requer?
  • Como é um dia típico no seu trabalho?
  • Quais conhecimentos são necessários para fazer seu trabalho?

Empresa

  • Qual o segmento da empresa?
  • Quantos funcionários?
  • Qual o tamanho (renda) da empresa?

Consumo

  • Prefere fazer compras online ou física?
  • Qual foi a compra mais recente?

Com esses dados você constrói a persona do seu negócio e começa a se relacionar com um perfil de consumidor da melhor maneira, pois é a partir desse perfil que você entende melhor os hábitos de consumo, dores e como seu negócio pode agir para conseguir capturar o cliente ideal.