fbpx

Por que se atentar às métricas no marketing digital?

É muito comum falar-se sobre métricas ao tratar sobre marketing digital e mídias sociais, mas você sabe o que elas significam na prática? 

O QUE SÃO MÉTRICAS?

As métricas são informações utilizadas para conseguir mensurar e acompanhar o tráfego orgânico ou pago do seu site ou propaganda, além de serem as responsáveis pela avaliação do alcance de mais pessoas e pela taxa de cliques em anúncios, por exemplo.

POR QUE É IMPORTANTE SE ATENTAR ÀS MÉTRICAS?

É através das métricas que se é possível realizar a mensuração do desempenho das estratégias de marketing digital que estão sendo aplicadas para o seu negócio no ambiente virtual. Assim, pode-se considerar as métricas mais importantes, como o alcance (número de usuários atingidos com suas postagens), o engajamento (caracterizado pela interação do seu público com o seu perfil), o CTR, a conversão (ação desejada pela sua empresa, como a compra do seu produto ou serviço, por exemplo), o tráfego, dentre outras. Ao fazê-lo, a construção de campanhas e conteúdos muito mais assertivos é efetuada com mais propriedade, sem achismos. 

RELATÓRIO DE ENGAJAMENTO 2021 DA MLABS

Segundo o Relatório de Engajamento 2021 da mLabs, o feed do Instagram engaja mais que o formato stories, inclusive, os perfis com até 10 mil seguidores são os que mais engajam no formato feed na maioria dos segmentos. 

A taxa de engajamento média em marcas nacionais no Instagram mostra que o ramo com a taxa mais alta é o de Finanças, com 11,93% de engajamento, seguido de Celebridades e Figuras públicas com 11,71%, Entretenimento com 10,77%, Bebidas com 10,70%, Esporte com 10,50%, Mídia e Comunicação com 9,23%, Viagens e Hotelaria com 9,07%, Saúde e Higiene com 9,04%, Eletrônicos com 8,97%, Educação com 8,91%, Tecnologia com 8,49%, Casas, Decoração e Móveis com 8,38%, Automotivo com 8,15%, Alimentos com 7,04% e Moda, Luxo e Beleza com 6,58%.

Enquanto que a taxa de engajamento média no Insta Stories é de 5,59% no setor de Alimentos, 6,53% no setor Automotivo, 5,70% tratando-se do ramo de Bebidas, 6,14% no que se refere à Casas, Decoração e Móveis, 7,35% com Celebridades e Figuras Públicas, 7,62% na Educação, 7,53% para Eletrônicos, 7,62% no caso de Entretenimento, 6,88% para perfis de Esporte, 7,59% para Finanças, 8,38% para Mídia e Comunicação, 5,46% para Moda, Luxo e Beleza, 6,22% para Saúde e Higiene, 7,59% para Tecnologia, 6,20% para Viagens e Hotelaria.

 

Gostou deste artigo? Deixe seu comentário! 

Daiane

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco por Whatsapp
Enviar mensagem por Whatsapp