||

Você quer que a sua empresa quebre? Investir em marketing é importante?

Índice

Certo dia um empresário me disse que não investe em marketing, que não investe em inovação e nem na captação de novos clientes.

Perguntei: Você quer que sua empresa quebre?

Tenho a premissa de que empresa que não cresce, está falindo, afinal de contas, se você não aumenta seu MRR, não prevê um LTV, não investe sequer um centavo em marketing e perde clientes ou reduz o faturamento (e acredite, isso vai acontecer), seu negócio está falindo.

Eu ganho clientes por indicação

É importante aumentar seu faturamento por indicação, uma indicação significa que alguém recomenda seu negócio.

Normalmente as indicações são realizadas por colegas, clientes, colaboradores, isso é muito positivo e você deve se orgulhar em ter um negócio que recebe indicações, mas existe um problema e é gravíssimo. Você não tem controle das indicações, não existe uma regularidade de indicações, é possível ter indicações momentâneas, mas veja em seu histórico, não há regularidade e constância.

Já que não existe constância, considerar o futuro da sua empresa apenas em indicações não parece uma ideia muito boa, isso significa que seu negócio está com o crescimento à deriva, não depende de você, mas sim de diversos fatores externos que você não tem sequer controle. Tenho certeza que você não quer isso para sua empresa.

Concordamos que não existe estabilidade nos negócios, seu faturamento mensal não será o mesmo sempre, oscila para cima ou para baixo. Dito isso, se considerarmos que o cancelamento de clientes ou redução de procura é natural e recorrente, entendemos que há um risco gravíssimo em ter um negócio sem nenhum impulsionador de vendas, nenhum investimento em marketing ou qualquer tipo de movimento que aproxima clientes potenciais a conhecer seu negócio.

Investir em marketing é indispensável e eu posso explicar

Não estou falando de posts “compre aqui, compre aqui” no instagram, nem vídeos “aprenda a fazer isso ou aquilo” no youtube e nem que você faça trends no tiktok. Não funciona? Lógico que sim, mas me refiro ao marketing de modo mais abrangente possível, qualquer ação que impulsione a venda no seu negócio, qualquer ação que aproxima sua empresa do público alvo.

Você deve pensar que existem dezenas, senão centenas de canais de marketing, de formas de impulsionar as vendas. Dos mais tradicionais: indique um amigo, participe de eventos específicos, outdoors, panfleto, desconto, parceria com negócios locais, entre outros.

Você também pode escolher um caminho mais moderno que a tecnologia promove como geração de conteúdo e parcerias para redes sociais, youtube, tiktok, facebook, facebook grupos, linkedin, blog, email mkt pinterest, influencers, sorteios e tráfego pago. A prospecção de clientes é fundamental e há centenas de técnicas e formas de criar um processo de vendas de sucesso.

Não faltam opções para você iniciar o investimento e você pode escolher iniciar em qualquer um deles, o importante é iniciar.

“Se você tem mais dinheiro que cérebro, deve focar em marketing de interrupção. Se tem mais cérebro que dinheiro, deve focar em Inbound Marketing” – Guy Kawasaki (um dos maiores especialistas e evangelizadores de marketing, redes sociais, inovação e empreendedorismo)

Como fazer marketing para minha empresa?

Eu recomendo que você procure uma empresa de marketing que possa estudar sua empresa, mapear os pontos fortes, fracos, oportunidades, gerar o benchmark da concorrência, criar uma estratégia que cabe no seu bolso, crie metas, monitore cada ação e faça tudo funcionar de maneira adequada.

Você tem tempo? Que tal adquirir uns cursos, ler uns artigos ou ver alguns vídeos no youtube? Comece você mesmo, crie um google business, experimente o instagram, grupos no facebook, impulsione alguns posts, meça e entenda qual funciona melhor.

Nenhum dinheiro gasto em marketing é perdido, tudo é aprendizado e fará com que você otimize suas ações e use este investimento cada vez melhor.

“Frequentemente, o melhor marketing não parece realmente marketing.” – Seth Godin

É possível criar um processo de vendas

Algo estruturado com métricas de acompanhamento e público alvo adequado que ande sozinho e gere resultados exponenciais para seu negócio. Neste processo de vendas abaixo mapeamos todas as oportunidades de um cliente, utilizamos a força orgânica para atrair diversas personas, pessoas que querem comprar o produto e serviço oferecido, isso favorece o tráfego e toda uma cadeia de esforços.

A geração de conteúdo é algo extremamente valioso, aumenta a percepção de valor, aproxima e atrai o público alvo, torna sua empresa vista para pessoas interessadas. 

A geração de conteúdo pode ser reutilizada, veja abaixo como criamos um único vídeo para o youtube e distribuímos o mesmo para outras redes com outro formato. A partir do vídeo extraímos o áudio para podcast, tiramos insights para o instagram, vídeos curtos para o tiktok, reels e levamos todo o tráfego para o ecommerce, após ler o conteúdo, seu cliente estará mais qualificado, mais quente e próximo a aceitar sua abordagem de venda.

Lembre-se que empresa que não cresce, quebra

E você precisa tomar uma atitude agora, antes que seja tarde. Mantenha o crescimento da sua empresa no controle mínimo. A mágica do marketing acontece quando você identifica os padrões de crescimento, entende que precisa alcançar X pessoas para vender um produto ou serviço e com isso criar uma receita previsível.

Recomendo a leitura do livro Receita Previsível de Aaron Ross que demonstra de maneira aprofundada como você pode criar uma receita recorrente e é claro, previsível.

Quer que eu aprofunde mais?

Comente aqui embaixo que eu posso aprofundar conteúdos e detalhar de maneira a demonstrar como podemos implementar uma estratégia de marketing rentável para seu negócio.

Se você precisar de um apoio de quem já ajudou mais de 500 empresas ao longo de 10 anos, ficarei feliz em conversar com você. Entre em contato, agende uma reunião comigo e nosso time de especialistas para ajudarmos sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Renan Lima
Fundador da ZMaximus, formado em Engenharia de Software e Master of Business Administration em Marketing Digital e Estratégia Data Driven.
QUER SER DESTAQUE

NO DIGITAL?

Fale conosco por Whatsapp
Enviar mensagem por Whatsapp